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Ficha pedagógica

Caça palavras

Caça palavras

Chegou a hora de caçar palavras nesse jogo que é pura diversão!

O jogo Caça Palavras te apresenta opções em um emaranhado de letrinhas e você precisa ajudar o gatinho investigador a encontrar as palavras certas em cada fase. Escolha uma categoria e encontre os itens que aparecem no canto da tela. São muitas categorias super legais, como animais, alimentos, objetos e muito mais. Vamos nos divertir?

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BNCC - Ensino Fundamental
ComponenteAno / FaixaUnidades temáticasObjetos de conhecimentoHabilidades
Língua Portuguesa
1º Ano
2º Ano
Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Decodificação/Fluência de leitura

(EF12LP01)

Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
personagem Escola Games

Dicas para o educador

No processo de alfabetização, a criança defronta-se com um mundo cheio de atrações (letras, palavras, frases, textos) e se engajará neste mundo muito mais facilmente se puder participar integralmente dele e se o processo for transformado num grande ato lúdico. Nesse sentido, os jogos online de caça-palavras se tornam uma ferramenta didática importante para o trabalho na fase de aprendizagem da leitura e da escrita, pois exige que soletrem as palavras, ao procurá-las no diagrama, fazendo uma associação de letras e seus sons nas palavras.

Objetivos para o aluno

Memorizar a escrita convencional das palavras;

Perceber a utilização do alfabeto na construção das palavras;

Comparar palavras;

Compreender o processo de estrutura das palavras;

Desenvolver a capacidade de juntar sílabas para formar palavras;

Identificar e diferenciar as letras do alfabeto;

Desenvolver e aprimorar a leitura e escrita;

Memorizar a escrita convencional das palavras;

Desenvolver atenção, concentração e coordenação motora;

Automatizar a ortografia de palavras mais comuns, utilizando o caça-palavras;

Fixar conhecimento adquirido em sala de aula;

Associar os conhecimentos aprendidos (sobre os temas do caça-palavras) com os que aparecem no jogo;

Objetivos para o professor

Desenvolver o raciocínio;

Proporcionar, de maneira lúdica e criativa, o avanço no processo de leitura das crianças;

Promover o processo de compreensão da estrutura das palavras;

Ampliar o repertório de letras e palavras da turma;

Ensinar o processo de formação das palavras por meio das junções silábicas;

Favorecer a compreensão do processo de construção das palavras por meio das letras;

Desenvolver a atenção e concentração;

Fixar conteúdo trabalhado em sala de aula, relacionando-o aos temas abordados no jogo: meios de transporte, alimento, animal e mamífero;

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) Como registro, quando o aluno achar uma palavra no diagrama, poderá copiá-la e circular a sílaba (ou a letra, de acordo com a faixa etária) que inicia a palavra. Assim, será feito para cada palavra da jogada.

(Sugestão 2) Outras atividades de Língua Portuguesa poderão ser propostas a partir dos registros:

• circular letra inicial e final;

• circular sílaba inicial e final;

• separar as palavras em sílabas,

• classificar quanto ao número de sílabas;

(Sugestão 3) Desembaralhar as letras para formar a palavra correta. Em uma folha ou no quadro escreva diversas palavras embaralhadas, podem ser embaralhadas, mas separadas por sílabas no caso das séries iniciais, para os alunos do 3º ano a palavra pode estar completamente embaralhada.

(Sugestão 4) Pratinhos e copinhos com sílabas. Escolha pratos e copos descartáveis bem coloridos e escreva dentro ou no fundo do lado externo sílabas e oriente que os alunos montem palavras.

(Sugestão 5) Ditado Ilustrado (coloque a foto de objetos ou animais no quadro e peça para que os alunos contem quantas vogais o objeto/animal possui).

(Sugestão 6) Utilização de alfabeto móvel para formação de palavras. Pode ser utilizado tampinhas de garrafa para construí-lo.

(Sugestão 7) Utilizar recortes de letras e palavras em revistas com objetivo de formar frases e palavras conhecidas.

(Sugestão 8) Brincadeira de adedonha (Stop).

(Sugestão 9) Trabalhar com cantigas, parlendas e trava-línguas como contribuição para o letramento.

(Sugestão 10) Ditado ilustrado: dentro de uma caixa coloque vários objetos e faça o sorteio apresentando aos alunos. Solicite que eles escrevam o nome do objeto mostrado.

(Sugestão 11) Formar frase com as palavras encontradas no Caça-palavras.

(Sugestão 12) Procurar no dicionário as palavras encontradas no caça-palavras.

Complementando o conteúdo

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO COM A LINGUAGEM.

A evolução da leitura e da escrita, tendência natural, expressiva e criativa da criança, pode ser facilitada pelo educador por meio de atividades lúdicas, que servirão de apoio ao desenvolvimento da linguagem falada e ao processo de aquisição da linguagem escrita. Jogar e brincar são atividades que, se bem orientadas, certamente contribuirão para o desenvolvimento da psicomotricidade no contexto do processo escolar.

O brincar ensina a criança a lidar com as emoções. Por meio da brincadeira, a criança equilibra as tensões provenientes de seu mundo cultural, construindo sua individualidade, sua marca pessoal e sua personalidade. Portanto, a escola deve facilitar a aprendizagem utilizando atividades lúdicas que criem um ambiente alfabetizador a fim de favorecer o processo de aquisição de autonomia na hora do aprendizado.

As atividades lúdicas, quando bem direcionadas, trazem benefícios que proporcionam saúde física, mental, social e intelectual à criança, ao adolescente e até mesmo ao adulto.

Elas propiciam benefício físico – os jogos lúdicos devem ser a base principal dos exercícios físicos oferecidos às crianças, pelo menos durante o período escolar – e intelectual – o brinquedo contribui para a desinibição, produzindo uma excitação mental altamente estimulante.

Como benefício didático – as brincadeiras transformam conteúdos em atividades interessantes, revelando certas facilidades através da aplicação do lúdico.

Nessa atividade o professor precisa conhecer profundamente as palavras que aparecem no jogo, em cada categoria, para facilitar a abordagem com os alunos. Para a realização desta atividade é necessário que já tenham sido desenvolvidas algumas propostas em sala de aula, pois é importante que os alunos sejam capazes de exporem oralmente suas ideias sobre o tema (animais, alimentos, meios de transporte ou mamíferos) e se relacionarem com as ideias dos colegas.

Na escola, o jogo pode ser proposto individualmente ou em duplas. A proposta poderá estar vinculada a algum conteúdo trabalhado em sala, ou como conteúdo de Língua Portuguesa, para o trabalho de leitura e escrita. Na categoria “Objeto”, há mais de 25 palavras para ilustrarem o trabalho com a alfabetização. Na categoria “Animais”, mais de 25 nomes de bichos podem ser usados para trabalhar com a classificação dos animais: répteis, mamíferos, aves, peixes e anfíbios.

Em resumo, percebemos que, mais do que um passatempo, o lúdico é altamente importante como estratégia de trabalho para o desenvolvimento dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais na formação das crianças e deve estar presente na sala de aula.

FONTE: https://www.editoradobrasil.com.br

Acesso em: 03 de Abril de 2021.

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