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Ficha pedagógica
Caça palavras
Chegou a hora de caçar palavras nesse jogo que é pura diversão!
O jogo Caça Palavras te apresenta opções em um emaranhado de letrinhas e você precisa ajudar o gatinho investigador a encontrar as palavras certas em cada fase. Escolha uma categoria e encontre os itens que aparecem no canto da tela. São muitas categorias super legais, como animais, alimentos, objetos e muito mais. Vamos nos divertir?
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|---|---|
Língua Portuguesa | 1º Ano 2º Ano | Leitura/escuta (compartilhada e autônoma) |
Decodificação/Fluência de leitura |
(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização. |
Dicas para o educador
No processo de alfabetização, a criança defronta-se com um mundo cheio de atrações (letras, palavras, frases, textos) e se engajará neste mundo muito mais facilmente se puder participar integralmente dele e se o processo for transformado num grande ato lúdico. Nesse sentido, os jogos online de caça-palavras se tornam uma ferramenta didática importante para o trabalho na fase de aprendizagem da leitura e da escrita, pois exige que soletrem as palavras, ao procurá-las no diagrama, fazendo uma associação de letras e seus sons nas palavras.
Objetivos para o aluno
Memorizar a escrita convencional das palavras;
Perceber a utilização do alfabeto na construção das palavras;
Comparar palavras;
Compreender o processo de estrutura das palavras;
Desenvolver a capacidade de juntar sílabas para formar palavras;
Identificar e diferenciar as letras do alfabeto;
Desenvolver e aprimorar a leitura e escrita;
Memorizar a escrita convencional das palavras;
Desenvolver atenção, concentração e coordenação motora;
Automatizar a ortografia de palavras mais comuns, utilizando o caça-palavras;
Fixar conhecimento adquirido em sala de aula;
Associar os conhecimentos aprendidos (sobre os temas do caça-palavras) com os que aparecem no jogo;
Objetivos para o professor
Desenvolver o raciocínio;
Proporcionar, de maneira lúdica e criativa, o avanço no processo de leitura das crianças;
Promover o processo de compreensão da estrutura das palavras;
Ampliar o repertório de letras e palavras da turma;
Ensinar o processo de formação das palavras por meio das junções silábicas;
Favorecer a compreensão do processo de construção das palavras por meio das letras;
Desenvolver a atenção e concentração;
Fixar conteúdo trabalhado em sala de aula, relacionando-o aos temas abordados no jogo: meios de transporte, alimento, animal e mamífero;
Sugestão de abordagem para o professor
(Sugestão 1) Como registro, quando o aluno achar uma palavra no diagrama, poderá copiá-la e circular a sílaba (ou a letra, de acordo com a faixa etária) que inicia a palavra. Assim, será feito para cada palavra da jogada.
(Sugestão 2) Outras atividades de Língua Portuguesa poderão ser propostas a partir dos registros:
• circular letra inicial e final;
• circular sílaba inicial e final;
• separar as palavras em sílabas,
• classificar quanto ao número de sílabas;
(Sugestão 3) Desembaralhar as letras para formar a palavra correta. Em uma folha ou no quadro escreva diversas palavras embaralhadas, podem ser embaralhadas, mas separadas por sílabas no caso das séries iniciais, para os alunos do 3º ano a palavra pode estar completamente embaralhada.
(Sugestão 4) Pratinhos e copinhos com sílabas. Escolha pratos e copos descartáveis bem coloridos e escreva dentro ou no fundo do lado externo sílabas e oriente que os alunos montem palavras.
(Sugestão 5) Ditado Ilustrado (coloque a foto de objetos ou animais no quadro e peça para que os alunos contem quantas vogais o objeto/animal possui).
(Sugestão 6) Utilização de alfabeto móvel para formação de palavras. Pode ser utilizado tampinhas de garrafa para construí-lo.
(Sugestão 7) Utilizar recortes de letras e palavras em revistas com objetivo de formar frases e palavras conhecidas.
(Sugestão 8) Brincadeira de adedonha (Stop).
(Sugestão 9) Trabalhar com cantigas, parlendas e trava-línguas como contribuição para o letramento.
(Sugestão 10) Ditado ilustrado: dentro de uma caixa coloque vários objetos e faça o sorteio apresentando aos alunos. Solicite que eles escrevam o nome do objeto mostrado.
(Sugestão 11) Formar frase com as palavras encontradas no Caça-palavras.
(Sugestão 12) Procurar no dicionário as palavras encontradas no caça-palavras.
Complementando o conteúdo
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO COM A LINGUAGEM.
A evolução da leitura e da escrita, tendência natural, expressiva e criativa da criança, pode ser facilitada pelo educador por meio de atividades lúdicas, que servirão de apoio ao desenvolvimento da linguagem falada e ao processo de aquisição da linguagem escrita. Jogar e brincar são atividades que, se bem orientadas, certamente contribuirão para o desenvolvimento da psicomotricidade no contexto do processo escolar.
O brincar ensina a criança a lidar com as emoções. Por meio da brincadeira, a criança equilibra as tensões provenientes de seu mundo cultural, construindo sua individualidade, sua marca pessoal e sua personalidade. Portanto, a escola deve facilitar a aprendizagem utilizando atividades lúdicas que criem um ambiente alfabetizador a fim de favorecer o processo de aquisição de autonomia na hora do aprendizado.
As atividades lúdicas, quando bem direcionadas, trazem benefícios que proporcionam saúde física, mental, social e intelectual à criança, ao adolescente e até mesmo ao adulto.
Elas propiciam benefício físico – os jogos lúdicos devem ser a base principal dos exercícios físicos oferecidos às crianças, pelo menos durante o período escolar – e intelectual – o brinquedo contribui para a desinibição, produzindo uma excitação mental altamente estimulante.
Como benefício didático – as brincadeiras transformam conteúdos em atividades interessantes, revelando certas facilidades através da aplicação do lúdico.
Nessa atividade o professor precisa conhecer profundamente as palavras que aparecem no jogo, em cada categoria, para facilitar a abordagem com os alunos. Para a realização desta atividade é necessário que já tenham sido desenvolvidas algumas propostas em sala de aula, pois é importante que os alunos sejam capazes de exporem oralmente suas ideias sobre o tema (animais, alimentos, meios de transporte ou mamíferos) e se relacionarem com as ideias dos colegas.
Na escola, o jogo pode ser proposto individualmente ou em duplas. A proposta poderá estar vinculada a algum conteúdo trabalhado em sala, ou como conteúdo de Língua Portuguesa, para o trabalho de leitura e escrita. Na categoria “Objeto”, há mais de 25 palavras para ilustrarem o trabalho com a alfabetização. Na categoria “Animais”, mais de 25 nomes de bichos podem ser usados para trabalhar com a classificação dos animais: répteis, mamíferos, aves, peixes e anfíbios.
Em resumo, percebemos que, mais do que um passatempo, o lúdico é altamente importante como estratégia de trabalho para o desenvolvimento dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais na formação das crianças e deve estar presente na sala de aula.
FONTE: https://www.editoradobrasil.com.br
Acesso em: 03 de Abril de 2021.