Escola Games | Jogos Educativos
https://www.escolagames.com.br
Ficha pedagógica

Bovinos - Do Pasto ao Prato
"Bovinos - Do Pasto ao Prato" é um jogo online educativo de plataforma, onde as crianças embarcam em uma jornada de conhecimento sobre o ciclo de produção bovina. Controlando um personagem, o jogador deve superar obstáculos, coletar itens e aprender sobre a criação e o processamento de bovinos em diferentes fases do jogo.
O jogo combina diversão e aprendizado, trazendo noções importantes sobre o agronegócio, a criação de gado, e a cadeia produtiva do leite e da carne.
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|---|---|
Geografia | 4º Ano | Conexões e escalas |
Relação campo e cidade |
(EF04GE04) Reconhecer especificidades e analisar a interdependência do campo e da cidade, considerando fluxos econômicos, de informações, de ideias e de pessoas. |

Dicas para o educador
Educadores, os alunos do 4º ano já têm maturidade para entender as relações existentes entre o campo e a cidade. A cidade é o centro da organização social e econômica, porém ela depende do campo para coexistir. No campo, são cultivados alimentos e criados animais para o nosso sustento. A cidade não controla apenas e comercializa a produção do campo, mas aproveita a matéria-prima advinda da zona rural para a fabricação de vários produtos. O leite, por exemplo, serve para ser utilizado na feitura de alimentos como queijo, requeijão, doce de leite etc. O gado é muito importante para a economia do país, uma vez que ele colabora para a geração de empregos no campo e na cidade, atende à demanda visando às proteínas de origem animal.
O game em estudo levará as crianças do 4º ano para um universo muito interessante. Elas vão refletir sobre as funções desempenhadas pelas pessoas no campo e cidade, fazendo-as compreender a importância de uma parceria para que tudo dê certo e favoreça o crescimento de nossa sociedade. A criança precisa perceber que a cidade e o campo formam o município, têm características distintas, mas são complementares. Vale ressaltar que o jogo online dará prioridade à criação do gado e aos benefícios que proporciona à nossa economia. Os alunos perceberão que a pecuária é relevante para a alimentação da população, porque a carne e o leite são fundamentais para a nutrição. O Gado Zebu, em Uberaba, está passando por uma melhora levando-se em conta sua genética, aprimorando características como a resistência a certas doenças e eficiências quanto à produção de carne e leite.
Professor, comente com seus alunos com relação à importância do Gado Zebu e sobre as exposições, feiras. Explique que a Expozebu, maior e mais antiga feira de gado Zebu do mundo, consegue atrair pessoas de todo o Brasil.
O game em estudo, através de um quiz superdinâmico e enriquecedor, passará diversos conhecimentos às crianças de uma forma lúdica, despertando-as para sanarem dúvidas e aguçará a curiosidade das mesmas.
Antes de partirem para o jogo online do canal da “Escola Games”, que tal uma “Roda de Conversa” para as crianças falarem a respeito de seus conhecimentos prévios visando ao assunto abordado?
Sugerimos algumas perguntas, professor de Geografia:
a) Crianças, quem já ouviu a expressão “Terra do Zebu”? O que significa?
b) Quem sabe diferenciar urbano de cidade?
c) Qual a interação do campo e da cidade na sua visão? Como eles se conectam?
d) Qual a importância do campo para a cidade e vice-versa?
e) Quem já foi à Expozebu? Do que mais gostou ao visitá-la?
f) Alguém tem família que investe na criação de gado? Quer falar a respeito?
g) Quais os tipos de gado existentes? Qual predomina em nossa cidade?
A Roda de Conversa dará às crianças um embasamento para que possam desenvolver melhor o quiz do game, mas é preciso propor também uma pesquisa sobre a temática. Outras atividades podem ser desenvolvidas, como uma videoaula. Essa atividade é uma grande ferramenta pedagógica, pois nela o visitante se depara com o conteúdo em audiovisual, favorecendo sua percepção do tema em estudo de uma forma mais atraente e abrangente. O objetivo desse tipo de aula é ilustrar, reforçar e complementar a fixação dos conteúdos.
Objetivos para o aluno:
- Conhecer a cultura da cidade e do campo através de um game de entretenimento com teor educativo composto por um quiz;
- Reconhecer especificidades e analisar a interdependência do campo e da cidade;
- Listar e relacionar as funções desempenhadas pelos cidadãos visando ao campo e cidade;
- Identificar a dinâmica das indústrias considerando a relação campo e cidade;
- Comparar as características do trabalho visando ao campo e cidade;
- Construir maquetes para que se possa fazer uma analogia entre a cidade e o campo de uma forma lúdica e criativa;
- Elaborar cartazes para refletir com relação aos danos causados ao homem e animais por conta das más ações das pessoas;
- Participar de passeata para conscientizar as pessoas com relação à preservação do meio ambiente;
- Expressar os conhecimentos através de desenhos temáticos;
- Valorizar a maior feira de Gado Zebu e os benefícios que agrega à cidade de Uberaba.
Objetivos para o professor
- Possibilitar às crianças conhecimentos referentes à cultura local através de game educativo com quiz;
- Realizar atividades lúdicas para as crianças desenvolverem suas habilidades e competências;
- Levar ao conhecimento das crianças a importância da cidade, do campo e suas especificidades;
- Proporcionar às crianças atividades para reconhecerem o valor do gado na cidade de Uberaba;
- Elaborar aulas práticas com projetos para favorecer o aprendizado dos alunos;
- Destacar para as crianças os benefícios da Expozebu e sua evolução ao longo dos anos;
- Organizar uma passeata para conscientização das crianças e Comunidade Educativa a respeito da preservação do meio ambiente.
Sugestão de abordagem para o professor
Maquete
Uma atividade que as crianças do 4º ano vão adorar é a construção de uma maquete, professor de Geografia. Peça a cooperação do professor de Artes e de outros que queiram trabalhar com o assunto. Vocês podem realizar uma “Oficina de Artes”.
As crianças vão construir uma maquete da cidade e uma do campo para que possam fazer uma analogia. É possível dividir a turma em dois grupos e cada um produz um tipo de maquete para não sobrecarregar as crianças. Ao longo da semana, educadores, peçam às crianças para juntarem material reciclável para a elaboração das maquetes. Elas poderão acrescentar brinquedos às mesmas, como casinhas, vaquinhas, cavalinhos, plantinhas de plástico etc.
Os alunos vão representar nas maquetes o que há nas cidades, as formas para as pessoas se distraírem: cinemas, teatro, zoológico, parques, televisão etc. O comércio também. Já no campo, onde a vida é mais pacata, simples e não existem muitas escolhas para entretenimento, vão registrar as pessoas pescando, andando a cavalo, tomando banho de rio, cachoeira etc. É importante mostrar a criação de animais e o plantio. Deverão usar a criatividade para que uma maquete possa ser diferenciada da outra, revelando as principais características da cidade e do campo, ao mesmo tempo, explicitar a interdependência.
Complementando o conteúdo
Álbum seriado
Esse recurso didático se resume em um conjunto de folhas anexadas em uma base firme de madeira ou papelão, que auxilia o professor na sua prática de ensino. O educador fará a junção de imagens e textos curtos, com frases simbólicas, enfim, para explanação do assunto, no caso, vai explorar com as crianças a importância da Expozebu e seus avanços ao longo dos anos, bem como a correlação da cidade e do campo.
Propomos que os assuntos abordados no quiz do game sejam a base do álbum seriado, pois assim será possível reforçar os conhecimentos em estudo.
Para confeccionar o álbum seriado, as crianças podem colaborar trazendo de casa frases e imagens marcantes da Expozebu, pois essa será uma forma de contribuição e também pesquisa.
Após a apresentação do conteúdo contido no álbum seriado pelo professor, as crianças podem fazer desenhos, em folha sulfite colorida, sobre a parte de que mais gostaram do conteúdo apresentado. Faça uma exposição das artes referentes à Expozebu no corredor das salas de aula, educador.
Produção de cartazes e passeata
Nos dias atuais, tanto as pessoas quanto os animais têm dificuldade para respirar um ar puro, pois há a queima de combustíveis fósseis, a produção industrial e geração de energia por usinas.
Os alunos poderão elaborar cartazes para a conscientização das pessoas com relação à poluição do ar e saírem às ruas em uma passeata.
Educadores, dentre os principais poluentes do ar, podemos mencionar a fumaça, partículas inaláveis, dióxido de enxofre, ozônio, dióxido de nitrogênio e monóxido de carbono. Tais substâncias provocam sérios danos à saúde do homem e animais. A ideia é fazer as crianças refletirem sobre a necessidade de se preservar o meio ambiente para termos uma melhor qualidade de vida e sobrevivermos com mais dignidade. Assim como nós, os humanos, os animais também são muito prejudicados por conta das más ações das pessoas que não têm consciência de suas práticas indevidas.
A passeata é uma forma de manifestação. As crianças precisam de acompanhamento e orientações para participarem dessa atividade com tranquilidade e de forma positiva, pois tem que ser uma expressão coletiva saudável.
Sugerimos o envolvimento de todos os educadores nessa manifestação que pode se tornar um projeto MULTIDISCIPLINAR.
O objetivo principal da formação de uma equipe multidisciplinar é o compartilhamento de conhecimento visando ao assunto em estudo, vale ressaltar as experiências e vivências pessoais e profissionais entre os colaboradores envolvidos. Os resultados pretendidos são conseguidos de uma forma mais rápida e os educadores se interagem mais.