Escola Games | Jogos Educativos
https://www.escolagames.com.br
Ficha pedagógica
Blocos espaciais
Que tal praticar seus conhecimentos matemáticos no espaço sideral?
Voe com o Gato Galáctico, aprendendo tudo sobre centenas, dezenas e unidades. Identifique os blocos e junte-os para descobrir a qual número se referem. Quem foi que disse que aprender sobre os números não pode ser super divertido?
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|---|---|
Matemática | 2º Ano | Números |
Leitura, escrita, comparação e ordenação de números de até três ordens pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e papel do zero) |
(EF02MA01) Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero). |
Matemática | 3º Ano | Números |
Composição e decomposição de números naturais |
(EF03MA02) Identificar características do sistema de numeração decimal, utilizando a composição e a decomposição de número natural de até quatro ordens. |
Dicas para o educador
O jogo traz para o mundo virtual, o trabalho com o MATERIAL DOURADO, auxiliando o ensino e a aprendizagem do sistema de numeração decimal-posicional e dos métodos para efetuar as operações fundamentais. O material, mesmo sendo destinado ao trabalho com números (na matemática), pode ser utilizado com crianças menores para desenvolver a criatividade, motricidade e o raciocínio lógico-matemático.
Objetivos para o aluno
Desenvolver raciocínio lógico-matemático;
Compreender o sistema de numeração decimal;
Explorar o material dourado
Desenvolver o pensamento numérico;
Relacionar quantidade e número;
Entender ações de agrupamento e inclusão;
Resolver soma e subtração de Números Naturais através do Material Dourado
Aprender a contar agrupando quantidades; perceber as relações que existem entre as peças do material dourado;
Através das trocas, compreender que no Sistema de Numeração Decimal;
Aperfeiçoar a leitura e a escrita de numerais;
Fixar conhecimento adquirido na sala de aula;
Objetivos para o professor
Auxiliar no desenvolvimento de conceitos de unidade, dezena, centena e milhar;
Explorar com os alunos diferentes representações numéricas;
Desenvolver na criança a independência, confiança em si mesma, a concentração, a coordenação e a ordem;
Desenvolver princípio de agrupamento e reagrupamento do sistema de numeração decimal;
Trabalhar o valor posicional dos números;
Reforçar conteúdo trabalhado em sala de aula;
Estimular o gosto pela Matemática, através de atividades lúdicas e prazerosas;
Reforçar conteúdo trabalhado em sala de aula;
Estimular a troca de conhecimentos, a socialização e a interação entre os alunos;
Sugestão de abordagem para o professor
(Sugestão 1) As crianças deverão estar em duplas para este game. Um colega ajudará o outro na solução de cada proposta. É imprescindível colocar em evidência o que cada aluno sabe e o que precisa aprender, para que a troca de ideias e conhecimentos entre eles, faça avançar na aprendizagem.
Como registro, peça aos alunos que anotem todos os números que aparecerem nas jogadas. Eles jogarão várias vezes e por isso terão diversos números anotados. Depois, utilizando os registros de todas as duplas, deverão representá-los com o MATERIAL DOURADO em sala de aula. Usar os registros também para propor somas e subtrações, utilizando o material dourado.
.
(Sugestão 2) Explorar o material dourado em sala de aula. O material dourado representa um sistema de agrupamento e é importante deixar as crianças manusearem enquanto você lança perguntas, levanta hipóteses e questionamentos, gerando troca de conhecimentos, informações e ideias.
Alguns questionamentos que podem ser levantados:
Quantos cubinhos precisamos para formar uma barra?
Quantas barras precisamos para formar uma placa?
Quantos cubinhos são necessários para formar uma placa?
Quantas placas são necessárias para formar um cubo?
(Sugestão 3) Uma dica excelente para complementar as atividades com este projeto, é o “Jogo nunca 10!”, com material dourado:
Dispor a turma em grupos de 4 ou 5 alunos e distribuir um material dourado para cada grupo.
*Cada grupo decide quem começa o jogo e a ordem das jogadas.
*Cada aluno, ao jogar, lança o(s) dados(s) e pega os cubinhos conforme a quantidade que tirou.
*Quando chegar a 10 cubinhos, deverá trocá-los por uma barra.
*Quando conseguir 10 barrinhas, deverá trocá-las por uma placa e assim sucessivamente.
*Ganha quem conseguir o maior número representado pelas peças adquiridas, ao final do tempo marcado pelo professor.
(Sugestão 4) Utilização de blocos lógicos.
(Sugestão 5) Construir material dourado utilizando palitos de picolé e tinta dourada e preta.
(Sugestão 6) Promover o uso de operações matemáticas com o material dourado.
(Sugestão 7) Executar ditados com o material dourado.
(Sugestão 8) Escrever em numerais e por extenso as representações com o Material Dourado.
(Sugestão 9) Construir tabelas com a composição e decomposição do material dourado.
(Sugestão 10) Utilizar conceitos de antecessor e sucessor com o material dourado.
Complementando o conteúdo
O material dourado foi idealizado pela médica e educadora Maria Montessori (1870-1952) para o ensino de aritmética. Apesar de ser criado com o intuito de destinar-se a atividades que auxiliassem o ensino e a aprendizagem de aritmética essa utilização evoluiu e hoje esse material pode ser utilizado para o estudo de frações, conceituação e cálculo de áreas e volumes, trabalho com números decimais e raiz quadrada. Partindo de uma perspectiva sensorial, o material dourado permite que a experiência concreta com os objetos se transforme, gradativamente, em abstrata e representativa. É fundamental que os alunos tenham contato com o MATERIAL DOURADO em sala de aula e possam manusear, explorar, manipular, brincar, conhecer e entender esse material, para a descoberta de características, propriedades e suas possibilidades associativas. Converse com os alunos sobre a relação de números e quantidades e sobre o agrupamento das quantidades.