Escola Games | Jogos Educativos
https://www.escolagames.com.br
Ficha pedagógica

Bandeira do Brasil
Explore o simbolismo das cores e formas da bandeira do Brasil! Nesta atividade interativa, as crianças aprendem que cada estrela representa um estado brasileiro e que, juntas, formam constelações reais. Descubra a evolução das bandeiras que já representaram o Brasil ao longo da história. Para finalizar, cante o Hino à Bandeira acompanhando a letra, tornando o aprendizado mais envolvente e fácil de memorizar.
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|---|---|
Arte | 1º Ano 2º Ano 3º Ano 4º Ano 5º Ano | Artes integradas |
Patrimônio cultural |
(EF15AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas. |

Dicas para o educador
Os símbolos nacionais representam a história de um povo, a cultura e a identidade de um país. Através da apresentação do conteúdo e discussão a respeito dos símbolos como a bandeira, o hino e o brasão, as crianças podem desenvolver um senso de pertencimento, ao mesmo tempo, um sentimento de respeito e amor pelos elementos que representam o nosso país.
As crianças do 1º ao 5º ano necessitam conhecer nossa história de uma forma mais lúdica para valorizar nossa cultura, por isso realizamos um game muito dinâmico e embasado para favorecer o aprendizado dos alunos. Daremos ênfase ao ensino da letra do hino feito à Bandeira do Brasil, mas as crianças irão ampliar os conhecimentos levando-se em conta os detalhes dos elementos constituintes dessa bandeira.
Os hinos são uma forma de demonstrar devoção e respeito à Pátria. Sendo assim, faz-se necessário o estudo do hino que representa nosso país. Educador, o game em estudo vai priorizar a composição do hino à “Bandeira do Brasil”. Ele tem um significado muito importante e vale a pena interpretar com as crianças todos os versos. Apresentaremos, no jogo online, o simbolismo das cores e das formas que compõem a bandeira do Brasil. Nossa intenção é levar às crianças os conhecimentos sobre os elementos que se juntam na bandeira para revelarem as riquezas que existem no nosso país, como por exemplo, o significado das estrelas, cores e desenhos. Há uma parte do game que contém a evolução das bandeiras que já representaram o nosso país e as crianças vão adorar descobrir as mudanças que ocorreram ao longo da história.
Os alunos terão a oportunidade de visualizar a letra do hino à Bandeira do Brasil e cantá-lo ao mesmo tempo. Após as crianças se depararem com a letra, educador de Arte, trabalhe verso por verso, explorando a mensagem contida em cada um. Se necessário, peça ajuda ao professor de Língua Portuguesa para preparar essa aula.
Explorando a letra do hino à bandeira do brasil, educador!
As crianças vão respeitar e reconhecer o real valor do nosso hino, educador, a partir de uma interpretação mais criteriosa e também de uma reflexão com os coleguinhas sobre o sentido da composição da letra. Propomos uma “Roda de Conversa”. O professor de Arte deverá fazer uma leitura da letra do hino com uma entonação mais emotiva para cativar a todas as crianças e depois ressaltar cada verso, explicando o simbolismo que cada período representa. Deixar as crianças, em um primeiro momento, dizerem o que interpretam com relação à letra do hino será essencial para que um diálogo seja iniciado. Pergunte às crianças sobre o verso de que mais gostaram e o porquê, professor.
Após uma conversa espontânea, chegou o momento de o professor aprofundar na interpretação desse maravilhoso hino. A seguir, há uma explanação da letra considerando cada verso, uma explicação minuciosa.
"Salve lindo pendão da esperança!"
A primeira linha ou verso do hino, professor, é uma saudação à bandeira, denominada "pendão". A palavra "pendão" refere-se a um estandarte ou símbolo elevado, e a esperança remete ao verde da bandeira, que representa as florestas e a riqueza natural do Brasil. Assim, o verso "Salve lindo pendão da esperança!" saúda a bandeira como um símbolo de renovação e otimismo para o povo brasileiro.
"Salve símbolo augusto da paz!"
No verso em destaque, a bandeira é chamada de "símbolo augusto", ou seja, um símbolo majestoso e digno de reverência. A paz, simbolizada pelo branco do dístico da bandeira – "Ordem e Progresso" – destaca a busca do país por harmonia e união. Essa linha reforça que a bandeira representa não apenas o orgulho nacional, mas também a paz que deve reinar entre os brasileiros.
"Tua nobre presença à lembrança, a grandeza da pátria nos traz."
No período acima, o hino exalta como a simples visão da bandeira evoca o orgulho e a memória da grandeza do Brasil. Esse verso destaca o valor histórico e cultural da bandeira, que remete à grandiosidade do território e ao potencial do povo brasileiro. A bandeira se torna um símbolo de união e força coletiva.
"Recebe o afeto que se encerra, em nosso peito juvenil."
Nesse verso, o hino se dirige à bandeira como se fosse capaz de receber o amor e respeito do povo, especialmente da juventude brasileira. Esse "afeto" representa o desejo de um futuro promissor para o país, motivado pela energia e sonhos dos jovens.
"Querido símbolo da terra, da amada terra do Brasil!"
O "símbolo da terra" faz referência ao amor pelo solo brasileiro, a "amada terra do Brasil". A bandeira, assim, representa todo o território nacional, suas riquezas e a identidade do povo. Esse verso reforça o vínculo do brasileiro com sua terra, sua cultura e suas tradições.
Agora que as crianças aprenderam sobre a importância de se exaltar a pátria, leve-as para a sala de informática e deixe-as se divertirem, professor, aprenderem mais na hora da execução do game proposto para o estudo desse conteúdo de suma importância para a formação de cidadãos mais conscientes e empáticos. Leia com seus alunos, primeiramente, as instruções para o desenvolvimento do jogo online.
Professor, explore com as crianças os campos do game relativos às cores e formas, estrelas e estados, bandeiras históricas e hino à bandeira. Será um aprendizado muito significativo e lúdico.
Na sala de aula, educador, peça aos alunos para escreverem a letra do hino e ilustrá-la de acordo com a criatividade de cada um.
Objetivos para o aluno:
- Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas;
- Compreender a importância dos símbolos nacionais como elementos que representam a cultura e a identidade do nosso país através de um game;
- Interpretar os versos do hino à Bandeira do Brasil para compreender melhor a melodia e emocionar-se;
- Cantar o hino feito à Bandeira do Brasil de forma melodiosa para expressar o amor e respeito pela pátria;
- Participar de uma aula-passeio com os coleguinhas da turma para reconhecimento dos símbolos da pátria;
- Criar fantoches e uma narrativa em grupo a partir dos símbolos nacionais;
- Reescrever a letra do hino à Bandeira do Brasil e ilustrá-lo de acordo com a criatividade;
- Perceber que o ensino é mais do que uma matéria isolada;
- Interagir-se com os coleguinhas através de atividades práticas e desenvolver habilidades.
Objetivos para o professor:
- Realizar uma aula na sala de informática para as crianças conhecerem as partes da bandeira, o significado das suas cores e formas através de um game;
- Apresentar às crianças a letra do Hino à Bandeira de forma lúdica;
- Revelar aos alunos as bandeiras históricas do nosso país que antecederam à atual;
- Estimular a leitura e a produção textual a partir de atividades que envolvam os símbolos nacionais;
- Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e a capacidade de se expressar;
- Proporcionar aulas práticas para desenvolver a criatividade e as competências das crianças;
- Possibilitar a elaboração e execução de um projeto multidisciplinar visando a uma aula-passeio;
- Despertar nas crianças o respeito, o amor e a admiração pelos símbolos nacionais, bem como o senso de pertencimento.
Sugestão de abordagem para o professor
Quais sentimentos os símbolos do Brasil evocam em nós?
Educador, essa pergunta nos leva a várias reflexões e os alunos gostam de expressar seus sentimentos e emoções. Deixe as crianças argumentarem. Depois, proponha a produção de uma arte. Para responderem à pergunta em destaque, as crianças deverão desenhar em uma cartolina imagens que simbolizam seus sentimentos mais profundos pelo país. Para enriquecer a arte, sugerimos o trabalho com recortes ou gravuras. A pintura também vai agregar mais beleza à produção artística. Prepare uma “Oficina de Arte" e deixe as crianças à vontade para se expressarem.
Para finalizar essa aula artística, professor, possibilite às crianças uma discussão sobre a importância dos símbolos nacionais e sua representatividade. Questione seus alunos sobre como eles se sentem em relação à sua nacionalidade e pergunte também sobre quais atitudes eles podem ter para honrar nosso país.
Para apreciação da Comunidade Educativa, exponha os cartazes pelos corredores da escola, educador.
Teatro de fantoches
As crianças, do 1º ao 5º ano, podem criar fantoches representando cada símbolo nacional e apresentar uma pequena peça teatral abordando a importância dos mesmos.
Essa será uma aula livre e os alunos poderão se utilizar de material reciclável para a produção dos fantoches.
Divida as crianças em grupos de cinco elementos, professor. Elas vão criar uma narrativa com os fantoches e apresentar à turma. Para a apresentação, sugerimos um cineminha criado a partir de caixa de papelão e material sucata.
Nessa atividade prática e de produção de texto, o mais importante é aguçar a curiosidade das crianças e motivá-las para usar suas habilidades e serem criativas.
Complementando o conteúdo
Projeto multidisciplinar: aula-passeio
Um passeio escolar pode ser uma experiência enriquecedora tanto para as crianças quanto para educadores. Além de proporcionar um momento de descontração fora do ambiente da sala de aula, as saídas são oportunidades maravilhosas de aprendizado lúdico, desde que bem planejadas.
Para complementar o conteúdo em estudo, professor de Arte, sugerimos uma aula-passeio. Todos os educadores deverão participar e dar sua contribuição para que esse evento se torne um projeto multidisciplinar. Os professores de Arte e Geografia serão os maiores responsáveis pela elaboração e execução do projeto. Porém, o professor de Língua Portuguesa vai acompanhar as crianças na produção de um diário que vai registrar todos os momentos do passeio didático.
O professor de Geografia deverá pesquisar com as crianças os locais onde podemos encontrar a exposição dos símbolos nacionais para que possam fazer uma visita. Será necessária uma autorização dos pais para as crianças se deslocarem da escola.
Durante a aula de Geografia, o professor poderá ensinar sobre os diferentes estados e regiões levando-se em conta as bandeiras e símbolos característicos.
Sugerimos, ao professor de História, aprofundar o estudo sobre a formação do Brasil e das suas culturas.
No dia 19 de novembro, educador, comemoramos o “Dia da Bandeira”. É uma oportunidade para trabalhar valores como respeito e cidadania. O passeio vai possibilitar às crianças do 1º ao 5º ano a terem mais empatia e consideração pela pátria. Cabe aos professores explorarem ao máximo as circunstâncias para reforçar os aprendizados e o senso de pertencimento.
O objetivo da aula-passeio será desenvolver nas crianças o respeito e a admiração pelos símbolos nacionais. As aulas práticas são mais envolventes e através delas as crianças assimilam melhor o conhecimento.
Para o passeio ser organizado, propomos a divisão das crianças por séries e a visita acontecer em dias diferentes. Cada professor poderá se responsabilizar por acompanhar uma determinada turma. A divisão de tarefas é essencial para o desenrolar desse projeto que será um sucesso. Sabemos que os projetos multidisciplinares fazem parte de uma nova proposta pedagógica da escola, tendo como objetivo maior ajudar o aluno a compreender as relações entre as áreas de ensino, favorecendo a máxima qualidade do aprendizado, bem como o desenvolvimento das habilidades e competências do educando.
Nós, do canal da Escola Games, estamos atentos às novidades visando ao contexto educacional para ajudar nossos professores a inovar e passar o conhecimento de forma dinâmica, lúdica. Fica a critério dos educadores adequar nossas sugestões e propostas didáticas.