Escola Games | Jogos Educativos
https://www.escolagames.com.br
Ficha pedagógica
Aula Puzzle
Bem-vindos ao “Aula Puzzle”, o jogo de quebra-cabeça online que transforma a aprendizagem em diversão! Com desenhos coloridos e cheios de vida, cada peça do nosso quebra-cabeça é uma janela para o dia a dia na sala de aula. As crianças vão adorar descobrir elementos educativos e lúdicos enquanto desenvolvem habilidades importantes como raciocínio lógico e coordenação motora.
Ideal para pequenos aprendizes, “Aula Puzzle” oferece uma experiência interativa onde cada clique revela novas surpresas e conhecimentos. Junte-se a nós nessa aventura educativa e monte peça por peça um mundo de descobertas e alegria. Prepare-se para desafiar a mente e celebrar cada conquista com o “Aula Puzzle”!
Campo de experiências | Faixa etária | Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento |
---|---|---|
Corpo, gestos e movimentos | Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) |
(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|---|---|
Matemática | 1º Ano | Álgebra |
Padrões figurais e numéricos: investigação de regularidades ou padrões em sequências |
(EF01MA09) Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida. |
Dicas para o educador
O jogo da memória é um excelente recurso para o desenvolvimento do raciocínio lógico. A dificuldade de tentar superar o desafio constantemente serve como estímulo para a criança, por meio do desafio ela se sente estimulada e assim amplia suas capacidades cognitivas. Dos mais simples aos mais difíceis, há quebra-cabeças para todas as idades. A partir dos três anos de idade as crianças já conseguem começar a montar os jogos mais fáceis. Conforme os pequenos vão se desenvolvendo aumente o número de peças.
Objetivos para o aluno
Estimular a aprendizagem;
Desenvolver a atenção e o pensamento lógico;
Desenvolver a coordenação motora;
Favorecer o desenvolvimento da atuação da memória;
Desenvolver diferentes habilidades do pensamento como: observar, comparar, analisar e sintetizar;
Analisar figuras e ampliar as noções de composição e decomposição a partir da fragmentação de uma imagem;
Perceber as diferentes posições de figuras fragmentadas de uma imagem;
Desenvolver a autoconfiança na resolução de problemas;
Analisar figuras e ampliar as noções de composição e decomposição a partir da fragmentação de uma imagem;
Perceber as diferentes posições de figuras fragmentadas de uma imagem;
Estimular a cooperação entre os colegas por meio da promoção de atividades em duplas ou grupos;
Objetivos para o professor
Estimular a aprendizagem;
Desenvolver a atenção e o pensamento lógico;
Desenvolver a coordenação motora;
Favorecer o desenvolvimento da atuação da memória;
Desenvolver diferentes habilidades do pensamento como: observar, comparar, analisar e sintetizar;
Analisar figuras e ampliar as noções de composição e decomposição a partir da fragmentação de uma imagem;
Perceber as diferentes posições de figuras fragmentadas de uma imagem;
Desenvolver a autoconfiança na resolução de problemas;
Analisar figuras e ampliar as noções de composição e decomposição a partir da fragmentação de uma imagem;
Perceber as diferentes posições de figuras fragmentadas de uma imagem;
Estimular a cooperação entre os colegas por meio da promoção de atividades em duplas ou grupos;
Sugestão de abordagem para o professor
(Sugestão 1) Construir brinquedos de monte e remonte com objetos reutilizáveis como: caixas de sapato, tampinhas de garrafa, caixas de leite, copinhos plásticos e etc.
(Sugestão 2) Montar sequencias lógicas utilizando formas e cores.
(Sugestão 3) Imprima desenhos e solicite que os alunos pintem com giz de cerra, cola colorida, lápis de cor, em seguida, faça recortes fragmentando o desenho, embaralhe e peça para que os alunos montem novamente, simulando um quebra-cabeça.
(Sugestão 4) Para as séries iniciais (educação infantil) monte quebra-cabeça com o nome do aluno. O nome do aluno pode ser escrito em baixo da foto para tornar a atividade ainda mais prazerosa.
(Sugestão 5) Confecção de tabele de TNT ou outro material emborrachado. Faça recortes no TNT semelhante ao quebra-cabeça, em seguida, promova brincadeiras com os alunos neste tapete.
(Sugestão 6) Caça número: imprima uma cartela com diversos números (mais ou menos 5), esses números serão o resultado das operações matemáticas que você irá colocar no quadro. As cartelas devem ser iguais. Escreva no quadro as operações e os alunos devem colorir rapidamente o resultado. É uma atividade semelhante a um Bingo.
(Sugestão 7) Trabalhar com brinquedos de monta-monta (estilo LEGO). Promover a construção de objetos com estes brinquedos; casas, animais, carros e etc.
(Sugestão 8) Jogos de dominó. Pode ser utilizado o brinquedo tradicional ou pode substituir os pontos do dominó por outros desenhos e formas (triângulo, círculo, quadrado).
(Sugestão 9) Utilização de Flash Cards relacionando com os conteúdos que estão sendo trabalhados em sala de aula.
(Sugestão 10) Utilizar o jogo de Dama.
(Sugestão 11) Trabalhar com o Jogo da Velha.
(Sugestão 12) Utilizar o jogo dos 7 erros.
Complementando o conteúdo
Explore outras atividades que estimulam a lógica como:
Música
Jogos de sequência lógica
Jogo de tabuleiro
Vídeo game
Brinquedos de monte e remonte
Mímica
Aprender um novo idioma
- Encontre abaixo diversas sugestões de atividade para trabalhar sequências lógicas com os alunos.
https://br.pinterest.com/pin/80290805835073096/
Acesso em 20 de Abril de 2021
- Conheça outros Jogos do ESCOLA GAMES que trabalham as mesmas habilidades.
Animais Puzzle
Monstros Puzzle
Panda Puzzle