Escola Games | Jogos Educativos
https://www.escolagames.com.br
Ficha pedagógica
Árvore de Natal
Quem é que não ama a magia do Natal?
Nesse jogo mágico, Árvore de Natal, você vai se divertir enfeitando a árvore. Ela tem que ficar bem bonita, hein? Temos bolinhas, sinos, pedrinhas, estrelas e muito mais para que a sua árvore de Natal fique incrível! Para ir passando as fases, você precisa ter muito cuidado e atenção para que ela não fique torta, afinal cada enfeite tem um peso diferente. Clique no play e comece a enfeitar a sua árvore!
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|---|---|
Ensino Religioso | 3º Ano | Manifestações religiosas |
Práticas celebrativas |
(EF03ER04) Caracterizar as práticas celebrativas como parte integrante do conjunto das manifestações religiosas de diferentes culturas e sociedades. |
Dicas para o educador
Como a temática proposta envolve as pessoas em um clima de muita confraternização e compaixão, o professor poderá utilizar o jogo online “Árvore de Natal” para despertar nas crianças um espírito natalino mais voltado para a solidariedade. Montar uma árvore de Natal será essencial para contextualizar o jogo e fazer com que as crianças entrem no clima. Cada criança pode contribuir levando enfeites característicos da árvore e colocá-los na mesma com a ajuda dos coleguinhas e o professor deverá intermediar esse momento, ajudando a criançada a ornamentar a árvore com criatividade e sentido. Seria muito bom que as crianças escrevessem uma mensagem de Natal para pendurar na árvore e cada criança escolher uma para ler e guardar de lembrança. A escrita será priorizada para abordar o verdadeiro sentido do Natal. Antes de colocar os enfeites na árvore, os alunos devem contar quantos enfeites foram levados para esse fim e a Matemática entrará em ação. O professor de Matemática poderá usar os enfeites da árvore em problemas matemáticos e contas de somar, diminuir e subtrair.
Objetivos para o aluno
Realizar um jogo online em que se possa divertir e ao mesmo tempo reconhecer a importância dos símbolos de Natal e sensibilizar-se dentro desse contexto de confraternização;
Sistematizar cálculos ao desenvolver problemas e contas visando às quatro operações;
Participar de campanhas solidárias para ajudar famílias carentes no Natal e também em outras ocasiões;
Interpretar poemas e ler fábulas sobre a temática em estudo a fim de comover-se;
Estimular o respeito às crenças, aos símbolos, aos sentimentos individuais e à religiosidade de cada um;
Identificar os símbolos do Natal a fim de desenvolver a linguagem escrita e oral;
Desenvolver o raciocínio e a criatividade dentro de um contexto de empatia, solidariedade e confraternização.
Objetivos para o professor
Desenvolver nas crianças um sentimento de empatia e solidariedade para com as pessoas mais desprovidas e que vivem em condições miseráveis;
Apresentar às crianças as instruções do jogo online para que as mesmas tenham um bom desempenho e reforçar que as estrelas deverão ficar no topo da árvore;
Montar a árvore de Natal para despertar nas crianças interesse pelo jogo online e também para que possam se interagir em um momento de confraternização;
Apresentar para as crianças poemas visando ao Natal, em especial, o de Cora Coralina: “Poesia de Natal”;
Sugerir às crianças que elaborem poemas de Natal para expressarem seus sentimentos e tocarem o coração das pessoas;
Propor a resolução de problemas matemáticos e contas que incluam os enfeites de Natal;
Contar histórias de Natal para sensibilizar as crianças e envolvê-las no clima natalino;
Incentivar as crianças para uma campanha solidária que envolva alunos e a Comunidade Educativa a fim de doar alimentos, material de higiene pessoal, roupas, brinquedos, enfim, para propiciar um melhor Natal às pessoas carentes;
Realizar uma oficina de artes com tinta ou material reciclável para reproduzir a árvore de Natal;
Motivar as crianças para um passeio em asilos, casas de abrigo ou até creches para doarem o material arrecadado na campanha solidária e também incentivar a criançada para adotar um animalzinho abandonado no dia do Natal.
Sugestão de abordagem para o professor
Como a temática proposta envolve as pessoas em um clima de muita confraternização e compaixão, o professor poderá utilizar o jogo online “Árvore de Natal” para despertar nas crianças um espírito natalino mais voltado para a solidariedade. Montar uma árvore de Natal será essencial para contextualizar o jogo e fazer com que as crianças entrem no clima. Cada criança pode contribuir levando enfeites característicos da árvore e colocá-los na mesma com a ajuda dos coleguinhas e o professor deverá intermediar esse momento, ajudando a criançada a ornamentar a árvore com criatividade e sentido. Seria muito bom que as crianças escrevessem uma mensagem de Natal para pendurar na árvore e cada criança escolher uma para ler e guardar de lembrança. A escrita será priorizada para abordar o verdadeiro sentido do Natal. Antes de colocar os enfeites na árvore, os alunos devem contar quantos enfeites foram levados para esse fim e a Matemática entrará em ação. O professor de Matemática poderá usar os enfeites da árvore em problemas matemáticos e contas de somar, diminuir e subtrair.
Que tal motivar as crianças para um Natal Solidário? Para isso, será necessário arrecadar alimentos não perecíveis, artigos de higiene e limpeza, roupas em bom estado e brinquedos também. Visitar um asilo ou casa de abrigo será muito significativo para as crianças doarem o material arrecadado e vivenciarem de perto outra realidade.
O professor de Artes pode possibilitar às crianças uma “Oficina de Artes” para que desenhem uma árvore de Natal e pintem com tinta, podem usar também papel colorido ou até material reciclável para a produção.
Professor de Português, a escritora Cora Coralina tem um poema extremamente especial e emocionante para nos ensinar sobre o significado do Natal e também para refletirmos com relação a nos tornarmos pessoas melhores. A seguir, o poema para sua apreciação.
Poema Natalino, de Cora Coralina, para tocar seu coração:
Enfeite a árvore de sua vida com guirlandas de gratidão! Coloque no coração laços de cetim rosa, amarelo, azul, carmim, Decore seu olhar com luzes brilhantes estendendo as cores em seu semblante Em sua lista de presentes em cada caixinha embrulhe um pedacinho de amor, carinho, ternura, reconciliação, perdão! Tem presente de montão no estoque do nosso coração e não custa um tostão! A hora é agora! Enfeite seu interior! Sejas diferente! Sejas reluzente!
Cora Coralina
Complementando o conteúdo
Durante as aulas visando ao tema em estudo, os alunos poderão desenvolver a criatividade sem medo, sem regras e sem as temidas avaliações. Dessa forma, a criança poderá desenvolver sua autoexpressão e ampliar suas habilidades socioemocionais. O Natal é um tema muito propício para que os professores motivem as crianças para ações solidárias. O professor de Ciências poderá incentivar as crianças para adotar um animalzinho abandonado. A partir daí, pedir às crianças que doem ração para cachorrinhos e gatos ou outros animais, como passarinhos, por exemplo. Seria muito bom propor às crianças uma pesquisa sobre a rena, animal característico do contexto de Natal. Elas são animais naturais das regiões de clima frio, do mesmo lugar do Papai Noel e pertencem à família dos alces e veados. No sentido natalino, as renas ganham uma simbologia especial, pois elas representam força, trabalho em equipe, união e amizade. Esses valores devem ser reforçados entre as crianças.
Seria muito bom envolver a família nas atividades escolares uma vez que o Natal é uma data de compartilhamento. Que tal propor atividades que integrem família e escola? As atividades artesanais necessitam de apoio dos pais, como: desenhos, colagens, composição de fantoches e outras.
As crianças vão adorar pesquisar sobre a origem do Papai Noel. Decorar a escola com símbolos do Natal será muito motivador, dando ênfase à árvore de Natal, nossa protagonista do jogo online. Discentes, professores e colaboradores podem entrar nessa proposta e deixar a escola mais alegre, colorida e com um brilho especial. Com certeza será uma ótima oportunidade de estreitar os laços da comunidade educativa e desenvolver as habilidades e competências dos alunos.
Contos de Natal servem para incutir princípios e valores na mente das crianças e adultos. Pensando nisso, seria muito importante contar histórias para que as crianças possam compreender o verdadeiro sentido do Natal, como por exemplo, a que disponibilizamos a seguir, retirada do site “Mensagens com amor”, uma adaptação de um conto clássico.
Uma Linda Menina
Há muito, muito tempo, numa grande cidade, vivia uma linda menina muito pobre, que ganhava a vida a vender caixas de fósforos. Ela sabia que, se chegasse em casa sem ter conseguido vender os fósforos, seria castigada com severidade pelo pai. Para ele, o Natal não tinha encanto, só lhe interessava o dinheiro que a filha lhe tinha de entregar todos os dias. Numa noite, véspera de Natal, a pequena vendedora vagueava pelas ruas, com a neve a cair em abundância, afundando nela os seus pezinhos. Nas mãos geladas, levava as caixinhas de fósforos.
Dentro das casas aquecidas, as famílias cantavam junto das lareiras e das árvores de Natal, repletas de presentes. O cheiro dos assados quentinhos espalhava-se pelas ruas, desertas e gélidas. Ninguém queria comprar os seus fósforos.
Muito cansada, sentou-se num canto e lembrou-se das bonitas fábulas que a sua doce mãezinha lhe contava, enquanto a embalava nos seus braços quentes. Mas isso fora antes de a tuberculose a ter levado. A menina imaginou-se ao encontro dos braços abertos da mãe, mas esta parecia estar sempre longe, impossível de alcançar.
O frio aumentava. Com lágrimas nos olhos, ela olhou para as caixinhas de fósforos. E se acendesse apenas um para aquecer as mãos? Talvez o pai não notasse. Pegou num fósforo e acendeu-o. Uma chamazinha quente e luminosa logo brilhou. Para ela, parecia o calor de um grande fogão ali perto. Pegou noutro fósforo e acendeu-o também. Diante dela surgiu uma mesa posta com porcelanas e um delicioso assado, recheado com ameixas e maçãs, exalando um cheiro delicioso. Quando estendeu a mão, a chama desapareceu.
Só a neve caía diante dela. Acendeu um terceiro fósforo. Agora parecia estar sentada junto a uma enorme árvore de Natal, onde milhares de bolas coloridas e estrelinhas cintilavam. De repente, a chama tremeu, o fósforo apagou-se e tudo desapareceu. A menina acendeu mais um fósforo e lembrou-se da sua avó, que sempre a tratara com ternura, mas o fósforo apagou-se e a imagem se desfez.
O frio aumentava. A menina já não sentia os pés e as mãos estavam enregeladas. Então, com muita dificuldade, acendeu todos os fósforos que ainda restavam e, como que por magia, à sua volta tudo pareceu brilhar. Sentiu que estava a separar-se daquele corpo gélido que era o seu e a aproximar-se de uma luz salvadora.
Foi por isso que não viu dois braços enérgicos, mas carinhosos, correrem na sua direção. Quando acordou, estava numa cama bem quentinha. Todos olhavam para ela com muito amor. Agora tinha uma nova família que a adotara.