logo Escola Games
Site em inglês
logo Escola Games
logo escolagames

Escola Games | Jogos Educativos

https://www.escolagames.com.br

Ficha pedagógica

Área na malha

Área na malha

Bem-vindo ao Área na Malha! Hoje, você terá uma missão muito especial: os professores ursos vieram da Floresta do Conhecimento para testar suas habilidades em grandezas e medidas. Eles prepararam desafios divertidos onde você vai medir, comparar e estimar a área de figuras desenhadas em uma malha quadriculada.

Prepare-se para usar toda a sua atenção e lógica para contar os quadradinhos, demonstrar suas habilidades em medir áreas e impressionar os professores ursos com seu conhecimento! Mostre que você é um verdadeiro especialista em grandezas e medidas!

Acessar
BNCC - Ensino Fundamental
ComponenteAno / FaixaUnidades temáticasObjetos de conhecimentoHabilidades
Matemática
4º Ano
Grandezas e medidas

Áreas de figuras construídas em malhas quadriculadas

(EF04MA21)

Medir, comparar e estimar área de figuras planas desenhadas em malha quadriculada, pela contagem dos quadradinhos ou de metades de quadradinho, reconhecendo que duas figuras com formatos diferentes podem ter a mesma medida de área.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
personagem Escola Games

Dicas para o educador

O game “Área na Malha”, professor de Matemática, é um desafio gostoso e as crianças adoram testar as habilidades que têm, bem como ampliar as competências e aprimorar os conhecimentos.

Nas instruções que antecedem ao jogo online, constam orientações importantes para o bom desempenho dos alunos. As crianças vão medir, comparar e estimar a área de figuras planas desenhadas em uma malha quadriculada. A criança precisará ler a pergunta com muita concentração para chegar à alternativa correta. Deverá contar os quadrinhos ou as metades de quadrinhos que formam cada figura. O interessante nesse game é o aluno perceber que figuras com formatos diferentes podem ter a mesma área e aprender a identificar essas equivalências. As cores estarão presentes no processo de identificação das áreas com valores equivalentes. A cada acerto, aparecem os professores ursos com novos desafios. Será possível perceber as figuras com áreas menores. A criança vai evoluindo no game e tem que determinar a área da figura estipulada.

A malha quadriculada é um suporte atraente e divertido para favorecer a contagem. A criança aprende se divertindo!

Pergunte às crianças, professor de Matemática, se elas sabem o que é uma área. Leve-as ao pátio da escola e mostre para as mesmas o espaço da quadra, por exemplo, para que tenham uma noção de área. Dê outros exemplos práticos para que elas tenham embasamento antes do game. Fale sobre comprimento, largura, altura, base, metro quadrado etc. O metro quadrado, simbolizado por m², é uma unidade de medida de tamanho de superfície, reconhecida pelo Sistema Internacional de Unidades. A medida corresponde a um quadrado com um metro de comprimento em cada lado. Comente com as crianças do 4º ano sobre o metro quadrado ser muito utilizado para cálculos do tamanho de ambientes, imóveis ou terrenos. Pode-se calcular a área de uma superfície a partir da quantidade de partes que compõe o espaço ou figura. Essas informações são necessárias para que os alunos tenham um melhor desenvolvimento na hora de participar do jogo online “Área na Malha”.

As crianças do 4º ano precisam de estímulos para avançarem no aprendizado e os games são grandes aliados nesse processo. Professor de Matemática, as atividades com malha quadriculada são excelentes recursos didáticos para exercitar a cognição e as habilidades artísticas da criançada. O professor de Artes também pode contribuir nesse processo de assimilação, pois ele tem que motivar os alunos para desenharem na malha quadriculada. Outra forma de expressão artística na malha quadriculada é replicar um desenho. As crianças também podem utilizar a malha quadriculada para criar figuras geométricas e a partir de então produzir suas artes.

Uma exposição com as ilustrações das crianças na malha quadriculada dará um belo visual e todos da Comunidade Educativa poderão apreciar. Na malha quadriculada, é possível encontrar um caminho para levar um personagem ao seu destino, por exemplo. Esse tipo de exercício propõe um grande desafio e as crianças ficam muito motivadas para chegar ao propósito. Sugerimos, professor de Matemática, que crie labirintos na malha quadriculada. Use sua criatividade e bole outras atividades com a malha quadriculada!

Objetivos para o aluno

  • Assimilar os conhecimentos e conceitos matemáticos divertindo-se em um game com malha quadriculada;
  • Construir sequências recursivas utilizando a malha quadriculada;
  • Exercitar a cognição e as habilidades artísticas;
  • Identificar formas geométricas em uma malha quadriculada;
  • Participar de uma aula-passeio e lanche comunitário;
  • Observar os elementos da natureza e ambiente para reproduzi-los na malha quadriculada;
  • Compreender e ter noção de comprimento, largura, altura, base, metro quadrado (m²);
  • Encontrar a área de uma figura plana utilizando a malha quadriculada como recurso;
  • Desenvolver o raciocínio lógico com relação à medida, perímetro e malha quadriculada.

Objetivos para o professor:

  • Motivar os alunos para a execução de um game de entretenimento com teor educativo;
  • Possibilitar às crianças aprender a medir, comparar e estimar a área de figuras planas desenhadas em uma malha quadriculada;
  • Explicar às crianças noções sobre comprimento, largura, altura, base, metro quadrado (m²);
  • Realizar atividades lúdicas e dinâmicas para as crianças assimilarem os conceitos matemáticos;
  • Preparar uma aula-passeio para as crianças se interagirem e aprenderem ao mesmo tempo;
  • Complementar a teoria com atividades práticas e divertidas;
  • Deixar as crianças ganharem autonomia, exercitarem sua criatividade e superarem as dificuldades;
  • Proporcionar situações em que o aluno possa experienciar êxito ao invés do fracasso;
  • Ampliar o conhecimento cultural dos alunos, como também fortalecer a socialização dos mesmos, tornando-os mais preparados para o futuro.

Sugestão de abordagem para o professor

Além do game aqui proposto e exercícios de fixação comuns, o professor de Matemática precisa preparar atividades mais práticas, prazerosas e lúdicas, que façam as crianças se movimentarem e aprender de forma natural, brincando e interagindo-se. As aulas maçantes levam ao desinteresse e as crianças perdem a motivação. As dinâmicas são uma excelente estratégia de ensino para enriquecer as aulas e alavancar o conhecimento. A seguir, uma dinâmica muito boa para as crianças assimilarem melhor o conteúdo em estudo.

Dinâmica: trocando as figuras

Uma dinâmica bem interessante será distribuir para cada aluno uma figura e pedir que a reproduza na malha quadriculada. Podem ser desenhos de casa, barco, sorvete, robozinho, boneca, carro, avião, televisão, pato, gato, árvores, flores, figuras que possuam áreas iguais etc.

Após dar as figuras às crianças, peça para que as observem e dê a oportunidade para que cada aluno permaneça com o desenho o qual ganhou ou possa trocá-lo com o do coleguinha. Muitas crianças vão trocar a ilustração por se identificar mais com determinado desenho, contexto. Esse momento de troca e interação é muito bom, pois as crianças vão escolher a imagem que seja mais representativa para elas. Os alunos que gostam de animais, por exemplo, vão escolher desenhos que os simbolizam. Os que apreciam a natureza vão optar pelas flores, árvores, assim, sucessivamente. Tem os que gostam de veículos, aviões. As meninas, geralmente, escolhem desenhar na malha quadriculada uma boneca.

Quando as crianças trocarem as figuras, ficarão muito agitadas e isso é bem comum, mas não deixe virar indisciplina, professor. Passe orientações antes desse momento para que tudo aconteça em harmonia. Após as crianças definirem a imagem a ser desenhada na malha quadriculada, coloque uma musiquinha para que os alunos possam ficar mais descontraídos e à vontade, educador. Dê a cada criança uma cartolina com a malha quadriculada, pois ela possibilitará um desenho mais abrangente e atraente também. Faça uma exposição dos trabalhos nos corredores da escola.

Cada criança está em um nível de aprendizagem e tem habilidades diferentes. Não é bom comparar os trabalhos exaltando umas e diminuindo outras. Embora alguns desenhos possam ficar mais bonitos na malha quadriculada do que outros, professor, elogie todos os alunos quanto às suas artes.

Complementando o conteúdo

Alunos têm dificuldade para desenhar na malha quadriculada!

Algumas crianças sentem dificuldade para desenvolver atividades na malha quadriculada. Para ajudá-las, professor, dê exercícios com desenhos pela metade na malha quadriculada para que a criança possa completá-lo e assim exercitar suas habilidades.

Tratando-¬se de educandos com dificuldades na aprendizagem, é importante proporcionar situações em que a criança possa experienciar êxito, sucesso, bem como exercitar sua autonomia.

Quando a criança não consegue executar uma tarefa com sucesso, consequentemente, ela fica desanimada, frustrada e sem motivação. Ao perceber os alunos que apresentam mais dificuldade, o professor precisa valorizar mais os progressos do que os resultados negativos, bem como dar novas oportunidades de aprendizagem. Sugerimos exercícios de revisão, por exemplo. Que tal imprimir as atividades do game em estudo para as crianças refazê-las após a execução do jogo, professor de Matemática? Essa é uma forma muito boa de complementar o conteúdo em estudo.

Para sanar as dificuldades dos alunos, educador, é fundamental planejar as aulas com criatividade e fornecer tarefas, materiais e atividades que são relevantes e úteis para as crianças no dia a dia.

Aula-passeio ou trilha matemática

A Matemática está presente em quase tudo. Faça seus alunos perceberem na natureza, por exemplo, as imagens que reproduziram na malha quadriculada. Leve-os para um passeio em um parque ou zoológico. Vamos denominar esse momento de aula-passeio. Dê uma folha impressa com malha quadriculada para cada criança desenhar na mesma algo que lhe chamou a atenção durante o passeio, professor. Cada aluno deverá levar uma prancheta como suporte para desenhar a imagem na malha quadriculada. Lápis comum e de cor, borracha, régua e outros materiais serão necessários.

Caso ache viável, professor, convide pais e mães com disponibilidade de tempo para irem também ao passeio e proponha a eles a organização de um lanche comunitário. O apoio dos familiares nesses eventos é fundamental para que tudo dê certo e os objetivos sejam atingidos. É muito importante uma parceria entre escola e família.

O professor, os pais e as crianças poderão tirar fotografias para guardarem como recordação desse momento de interação, diversão e aprendizado.

A aula-passeio tem por objetivo ir além dos muros da escola e possibilitar aos alunos contato real com o intuito de ensino, bem como reforçar os conceitos matemáticos trabalhados na sala de aula.

Uma trilha matemática também é uma boa proposta didática para tirar os alunos da rotina da sala de aula e inovar. A turma pode ser dividida em grupos que seguirão caminhos com desafios matemáticos, dentre eles, os alunos vão resolver ou criar problemas sobre objetos e pontos de referência que eles veem. As atividades têm que estimular o engajamento e entusiasmo pela matemática. As crianças têm que perceber a beleza da matemática à sua volta. A trilha precisa dar segurança aos professores e alunos, não pode ser um lugar deserto ou perigoso. Pode ser organizada uma trilha dentro da escola também, como se fosse uma caça ao tesouro. As crianças teriam que encontrar pistas que tenham como base desenhos representando a natureza na malha quadriculada.

logo escolagames

Escola Games | Jogos Educativos

https://www.escolagames.com.br