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Ficha pedagógica

Aprendendo o alfabeto
Chegou a hora de brincar com as letrinhas! Vamos treinar o som das letras que iniciam um montão de palavras legais. Acertou a letra que falta na palavra que aparece na tela? Siga para a próxima e mostre que você sabe tudo das letras do alfabeto!
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|---|---|
Língua Portuguesa | 1º Ano | Escrita (compartilhada e autônoma) |
Correspondência fonema-grafema |
(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas. |
Língua Portuguesa | 1º Ano | Análise linguística/semiótica (Alfabetização) |
Construção do sistema alfabético e da ortografia |
(EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais. |
Língua Portuguesa | 1º Ano | Análise linguística/semiótica (Alfabetização) |
Conhecimento do alfabeto do português do Brasil |
(EF01LP10) Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras. |

Dicas para o educador
Este game propicia o aluno a perceber que existe uma correspondência entre uma unidade gráfica (letra) e uma unidade sonora. De maneira prazerosa e lúdica, as crianças vão se apropriando das relações entre as letras e seus sons, favorecendo a aprendizagem da leitura e da escrita. Além disso, a essa atividade tem o objetivo de ampliar o vocabulário das crianças.
Objetivos para o aluno
Conhecer as letras do alfabeto e seus nomes;
Possibilitar ao aluno identificar o alfabeto como um conjunto estável de símbolos que representa, graficamente, a nossa fala;
Conhecer a ordem alfabética da escrita do alfabeto;
Associar letra ao seu som;
Desenvolver atenção, memória, oralidade e integração.
Ampliar vocabulário;
Perceber a utilização do alfabeto na construção das palavras;
Fixar conhecimento adquirido em sala de aula
Objetivos para o professor
Possibilitar ao aluno identificar o alfabeto como um conjunto estável de símbolos que representa, graficamente, a nossa fala;
Fixar conteúdo trabalhado em sala de aula;
Oferecer proposta lúdica e prazerosa que possibilite ao aluno associar as letras à sua grafia e sons.
Promover o desenvolvimento de competências e habilidades para que os alunos possam expor suas próprias ideias próprias.
Promover o desenvolvimento de trabalhos em grupo;
Promover momentos de descontração e socialização do conhecimento;
Sugestão de abordagem para o professor
(Sugestão 1) As rodas são sempre momentos de muita aprendizagem e devem fazer parte da rotina dos alunos!
Para este conteúdo, proponha roda de música. Apresentamos aqui três exemplos que poderão compor o Projeto:
“Abecedário da XUXA”, de Xuxa.
“O Alfabeto”, de Aline Barros.
“Alfabeto”, de Eliana.
(Sugestão 2) Os livros de literatura infantil são ótimas ferramentas para compor também este Projeto. Algumas sugestões:
. “ANIVERSÁRIO DO SEU ALFABETO” de Amir Piedade.
. “DE AVESTRUZ A ZEBRA” de Maiti Frank Carril e Rodrigo Frank.
. “ALFABETO DOS PINGOS” de Mary e Eliardo França.
. “ALFABETANDO” de Lia Zatz.
(Sugestão 3) Através de cartazes, data show, DVD/TV ou, se a escola possuir laptops, apresentar estes conteúdos às crianças, em rodas diversas.
Propor o jogo em duplas, onde as crianças deverão trocar ideias, conhecimentos e informações durante a atividade. A cada rodada, peça que registrem em uma folha cada uma das letras que apareceram no jogo e também as palavras com essas iniciais.
(Sugestão 4) Reunir as palavras de toda a turma e propor que as separem de acordo com critérios diversos: palavras com o mesmo número de letras, que iniciam com a mesma letra, que terminam com a mesma letra, etc;
(Sugestão 5) Construir um jogo da memória com animais ou objetos que possui a mesma inicial;
(Sugestão 6) Fazer recorte em revistas montando palavras;
(Sugestão 6.1) 4. Recortar de revistas as letras do alfabeto colocando em ordem no caderno ou folha sulfite.
(Sugestão 7) Construir alfabeto de tampinhas de garrafas. Distribuir aos alunos e solicitarem que montem palavras simples.
(Sugestão 7.1) Com o alfabeto móvel peça para os alunos o embaralharem e quando a professora disser já eles colocam em ordem alfabética. Vence quem acabar primeiro;
(Sugestão 8) Nuvem de palavras: desenhe uma nuvem gigante no quadro com a cada letra do alfabeto e peça para que casa aluno fale uma palavra que comece com essa letra. A cada palavra que os alunos falarem escreva no quadro para que eles possam se familiarizando.
(Sugestão 9) Utilizar canetinhas coloridas para escrever o alfabeto com letra cursiva e letra de forma. Para cada letra peça para os alunos fazerem um desenho correspondente com a inicial.
(Sugestão 10) Imprima o alfabeto em vários estilos de fontes. Escolha as fontes mais diferentes que conseguir. Imprima fora de ordem. Em seguida, recorte-as e peça para os alunos colocarem em ordem alfabética.
Complementando o conteúdo
Sugestões extras para desenvolvimentos de atividades durante e após a execução do game.
Ditar a palavra para o colega da dupla ou grupo.
Escrever outras 2 palavras que tenham a mesma inicial, mas que não apareceram no jogo.
Escrever uma frase com cada uma das palavras.
Ler e ilustrar as palavras.
Usar as palavras para compor um bingo de palavras.
Brincar de forca usando as palavras.
Reunir as palavras de toda a turma e propor que as separem de acordo com critérios diversos: palavras com o mesmo número de letras, que iniciam com a mesma letra, que terminam com a mesma letra, etc.
Construir um jogo da memória com as palavras e as ilustrações que fizerem.
Escrever duas palavras que iniciam com cada uma das letras do alfabeto.
Escrever qual letra vem antes e qual letra vem depois.