Escola Games | Jogos Educativos
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Ficha pedagógica
Aprenda a contar
Vamos brincar de pular corda com um coelho e, ainda por cima, aprender a contar até 100 em vários idiomas? Então, vamos nessa!
Selecione o idioma que você precisa treinar (inglês, português, espanhol ou italiano) e clique na tela para o coelhinho pular corda. Assim, você vai conhecendo os números do idioma selecionado enquanto se diverte de montão.
Campo de experiências | Faixa etária | Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento |
---|---|---|
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações | Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) |
(EI03ET07) Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência. |
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|---|---|
Matemática | 1º Ano | Números |
Quantificação de elementos de uma coleção: estimativas, contagem um a um, pareamento ou outros agrupamentos e comparação |
(EF01MA02) Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos. |
Dicas para o educador
Recitar a sequência numérica é uma forma de memorizar e estabelecer a sistematização e a estruturação do sistema de numeração, tanto escrito quanto verbal. Assim, o jogo “Aprenda a contar” apoia este trabalho, oferecendo ainda a contagem dos números em inglês e espanhol.
Objetivos para o aluno
Recitar e memorizar a sequência numérica de 1 a 100;
Desenvolver o raciocínio lógico-matemático e construção do conceito de número através do lúdico;
Reconhecer os nomes dos números e associá-los corretamente ao seu respectivo símbolo numérico;
Identificar a presença da língua inglesa na sociedade brasileira;
Sistematizar formas de registro de quantidades;
Estimular o raciocínio lógico matemático;
Resolver situações problema com a temática proposta;
Conhecer os números de 0 a 100 em outras línguas (inglês, espanhol e italiano);
Desenvolver a compreensão da linguagem de outras culturas;
Objetivos para o professor
Estimular a contagem de rotina;
Oferecer recurso didático audiovisual como estímulo da aprendizagem e sistematização da sequência numérica;
Trabalhar a sequência numérica de 1 a 100, estabelecendo comparações entre esses números e analisando as regularidades das sequências;
Estimular o aprendizado de outros idiomas;
Fixar conteúdo trabalhado em sala de aula;
Ressaltar a regularidade entre as mudanças ocorridas a partir do número 9;
Sugestão de abordagem para o professor
(Sugestão 1) O jogo poderá ser proposto individualmente ou em duplas. Oriente os alunos para jogarem e observarem o número que aparece, associando-o ao áudio, facilitando a memorização.
(Sugestão 2) Desafios podem e devem ser lançados! Para as crianças menores, pode, por exemplo, lançar uma pergunta: “Qual o número vem depois do 17?”. As crianças terão que jogar, atentas, para não se perderem na contagem e encontrarem a resposta que o professor pediu.
(Sugestão 3) Para as crianças um pouco maiores, propor como registro a escrita de números que estão faltando no quadro numérico (em Xerox). A partir do jogo, a criança vai analisar qual o número vem antes, para descobrir o número que está faltando no quadro.
(Sugestão 4) Uma ótima proposta é oferecer um quadro numérico com os números que representam as passagens das dezenas, em branco. Para as crianças é mais difícil memorizar a contagem das passagens das dezenas (29/30, 39/40, etc.) do que a sequência numérica em geral.
Estas sugestões valem também para o trabalho com as sequências numéricas em inglês e espanhol.
(Sugestão 5) Instigar os alunos a contarem seus próprios objetos pessoais, objetos presentes na sala, colegas e em seguida solicitar que anotem as informações do caderno. Lembrando que os alunos deverão contar esses objetos em inglês, espanhol e italiano. Para séries iniciais proponha essa contagem de forma separada, primeiro português, depois inglês e assim sucessivamente.
(Sugestão 6) Solicitar que os alunos façam uma pesquisa sobre palavras italianas que usamos com frequência no Brasil. Para consultar acesse o link abaixo.
http://www.ateneoidiomas.com.br/15-palavras-italianas-mais-usadas-no-portugues/
Acesso em 24 de Maio de 2021
(Sugestão 7) Brincadeira da amarelinha com os números de 0 a 10. Contando em ordem crescente na ida e decrescente na volta.
(Sugestão 8) Solicitar que os alunos façam uma pesquisa sobre palavras em inglês que adotamos na nossa língua portuguesa. Para consultar acesse o link abaixo.
https://www.wizard.com.br/idiomas/palavras-em-ingles-que-o-brasileiro-adotou-no-dia-a-dia/
Acesso em 24 de maio de 2021
(Sugestão 9) Utilizar o aplicativo Duolingo como recurso complementar para o aprendizado da Língua Inglesa.
(Sugestão 10) Como trabalho interdisciplinar você pode promover atividade envolvendo o uso de operações e como resultado colocar o número por extenso no idioma determinado.
(Sugestão 11) Solicitar que os alunos façam pesquisa no dicionário de língua estrangeira palavras de seu cotidiano na sala de aula, como: caderno, lápis, caneta, professor, alunos, escola e etc...
(Sugestão 12) Solicitar que os alunos façam uma pesquisa de alguma música de uma das línguas apresentada. Imprima a letra e socialize a música com a turma.
Complementando o conteúdo
No ensino de Língua Estrangeira, é fundamental que o professor estimule em um primeiro momento a compreensão oral da criança, atentando para a presença do som e a relação com o símbolo numérico. A atividade pode ser semelhante à proposta para o ensino de Matemática, com o reforço, neste caso, da particularidade dos sons (fonemas) da língua em questão. É fundamental, também, que o professor fique atento à produção oral da criança, assegurando que ela produza sons semelhantes aos que ela ouvir no jogo. Posteriormente, apenas, é que o professor deve se concentrar na aprendizagem dos números por escrito, seguindo esse caminho quando se assegurar que a relação de sequência e de regularidade dos números foi adquirida.
Enriqueça seu Projeto com atividades orais envolvendo brincadeiras, músicas e versos, nas quais se pode exercitar a verbalização da sequência numérica através da contagem rítmica e em movimentos, tanto em nosso idioma como nos outros idiomas oferecidos no jogo.