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Ficha pedagógica
Animais Puzzle
Será que você conhece todos os animais desse jogo? Vamos brincar de quebra-cabeça para descobrir os animais do Zoológico! Cada um tem um formato e uma cor diferente e você precisa descobrir qual é! Monte o quebra-cabeça e descubra qual é o animal da vez.
Campo de experiências | Faixa etária | Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento |
---|---|---|
Corpo, gestos e movimentos | Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) |
(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|---|---|
Matemática | 1º Ano | Álgebra |
Padrões figurais e numéricos: investigação de regularidades ou padrões em sequências |
(EF01MA09) Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida. |
Dicas para o educador
O ensino de Matemática, na atualidade, demanda que o professor estabeleça uma prática diferenciada, evitando a reprodução repetida de fórmulas, cópias no caderno ou resoluções de exercícios do livro.
O quebra-cabeça é uma excelente atividade, pois além de exercitar a memória visual e estimular a coordenação motora, ele também contribui no desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas por meio do raciocínio lógico.
Este jogo é bem colorido e divertido, ele conta com 18 puzzles diferentes que vão trabalhar com o imaginário e raciocínio das crianças.
Objetivos para o aluno
Desenvolver o raciocínio lógico;
Desenvolver a autoconfiança na resolução de problemas;
Analisar figuras e ampliar as noções de composição e decomposição a partir da fragmentação de uma imagem;
Perceber as diferentes posições de figuras fragmentadas de uma imagem;
Estimular a cooperação entre os colegas por meio da promoção de atividades em duplas ou grupos;
Objetivos para o professor
Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;
Ampliar conhecimentos dos alunos;
Trabalhar com os alunos as habilidades motoras, habilidades de concentração e raciocínio lógico;
Trabalhar a atenção, concentração e o pensamento lógico;
Trabalhar a coordenação motora através do uso do mouse;
Possibilitar o desenvolvimento das diversas habilidades do pensamento, como a observação, a comparação, análise e a capacidade de sintetizar;
Sugestão de abordagem para o professor
(Sugestão 1) Solicitar que os alunos joguem em duplas, alternando a vez a cada animal.
(Sugestão 2) Imprimir vários desenhos e pedir que os alunos contornem estes utilizando barbante ou lã colorida.
(Sugestão 3) Montar um mosaico de animais com recortes de revista.
(Sugestão 4) Trabalhar jogo dos 7 erros.
(Sugestão 5) Trabalhar com a discriminação de figuras, como por exemplo, imprima em uma folha vários animais embaralhados, coloque alguns animais virados para a direita e alguns para a esquerda. Informe qual o gabarito correto, se é animais viradas para a direita ou esquerda. Em seguida, peça para que os alunos pintem os animais que estão incorretos.
(Sugestão 6) Imprima a figura de um animal em tamanho grande (folha A4) divida o animal em três parte e peças para que o aluno encontre a forma correta de encaixá-los.
(Sugestão 7) Levar cubo mágico para a sala de aula, contar a história de como surgiu e pedir para que os alunos tentem montar. Mostre a eles o porquê é tão complicado montar.
(Sugestão 8) Apresente aos alunos alguns jogos de tabuleiro, como dama, xadrez. Em seguida, divida os alunos em grupo para que eles possam jogar.
Complementando o conteúdo
O ensino de Matemática não pode centrar-se apenas no uso das atividades propostas nos livros didáticos, é preciso incorporar outras metodologias para contribuir de forma efetiva para o desenvolvimento do aluno. Uma metodologia que colabora para desenvolvimento do raciocínio lógico nas aulas Matemática é a utilização de jogos online com o intuito de desafiar e estimular a capacidade do aluno a resolver problemas.
O jogo de quebra-cabeça tem a intenção de estimular o raciocínio lógico, que é a capacidade do aluno estabelecer uma determinada conclusão ou resolver algum problema de forma coerente.
O emprego destes recursos permite ao aluno encontrar a solução ou uma explicação razoável para o resultado buscado. Além disso, ao se sentirem desafiados os alunos tendem a se motivar mais durante às aulas.