Escola Games | Jogos Educativos
https://www.escolagames.com.br
Ficha pedagógica
Animais Divertidos
Animais divertidos vão aparecer na sua telinha.
Para conseguir essa façanha você antes deve se tornar o craque das formas geométricas.
Vamos lá?!
Campo de experiências | Faixa etária | Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento |
---|---|---|
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações | Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) |
(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades. |
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações | Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) |
(EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças. |
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|---|---|
Matemática | 1º Ano | Álgebra |
Padrões figurais e numéricos: investigação de regularidades ou padrões em sequências |
(EF01MA09) Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida. |
Dicas para o educador
As formas geométricas estão ao nosso redor. Se você der uma rápida olhada em sua volta, apostamos que você pode identificar um punhado de formas em questão de segundos. Estudar as formas geométricas tem o objetivo de permitir que o aluno faça a distinção de objetos, auxilia na categorização, no raciocínio espacial e na resolução de problemas. Esse jogo além de trabalhar todos esses pontos ainda permitirá a interação com a tecnologia e o aprendizado por meio de jogos.
Objetivos para o aluno
Desenvolver diferentes habilidades do pensamento como: observar, comparar, analisar e sintetizar;
Analisar figuras e ampliar as noções de composição e decomposição a partir da fragmentação de uma imagem;
Perceber as diferentes posições de figuras fragmentadas de uma imagem;
Desenvolver a autoconfiança na resolução de problemas;
Analisar figuras e ampliar as noções de composição e decomposição a partir da fragmentação de uma imagem;
Perceber as diferentes posições de figuras fragmentadas de uma imagem;
Estimular a cooperação entre os colegas por meio da promoção de atividades em duplas ou grupos;
Desenvolver atenção e memória;
Auxiliar a coordenação motora;
Objetivos para o professor
Ensinar de forma lúdica;
Utilizar metodologias ativas no ensino da matemática;
Associar o conhecimento aprendido em sala de aula;
Proporcionar momento de interação com outros colegas;
Usar a tecnologia como ferramenta de ensino aprendizagem;
Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;
Ampliar os conhecimentos dos alunos;
Trabalhar com os alunos as habilidades motoras, habilidades de concentração e raciocínio lógico;
Possibilitar o desenvolvimento das diversas habilidades do pensamento, como a observação, a comparação, análise e a capacidade de sintetizar;
Sugestão de abordagem para o professor
(Sugestão 1) Solicitar que os alunos criem desenhos usando apenas formas geométricas.
(Sugestão 2) Fazer um passeio em volta da escola e solicitar que os alunos apontem as formas geométricas conhecidas. Pode realizar essa atividade também usando fotografias.
(Sugestão 3) Confecção de brinquedo “encaixe das formas geométricas”.
Passo a passo
• Primeiro desenhe a forma geométrica no papelão
• Recorte a forma geométrica e separe.
• Recorte um quadrado em volta da forma para formar uma peça. Faça isso com todas as formas recortadas.
• Pinte os quadrados e as formas geométricas. Pinte de cores aleatórias como: encaixe do triângulo amarelo, triângulo azul.
Como usar:
Espalhe os moldes e as peças para encaixar e peça para os alunos encaixarem as formas em seus locais corretos.
(Sugestão 4) Utilizar massinhas de modelar para criar formas geométricas.
(Sugestão 5) Brincar de caça ao tesouro.
A brincadeira funciona da seguinte forma:
• Vá até um local aberto, como pátio da escola.
• Fale o nome de uma forma geométrica para as crianças.
• Agora elas devem sair a procura de algum lugar no pátio ou na escola que possua essa forma. Quando ela encontrar deve gritar bem alto “encontrei”.
• Os pontos devem ser marcados para ao final ser divulgado. Devem ser contabilizados os pontos pela resposta correta e pelo melhor tempo marcado.
(Sugestão 6) Fazer com os alunos uma tarde/ manhã dos origamis, onde você vai ensiná-los a fazer dobraduras simples. Na internet você irá encontrar muitos exemplos. Utilize papel próprio para origami ou papel colorido. Sempre que for dobrar questione o aluno: qual forma temos aqui? E agora vamos dobrar para formar um retângulo, ok?!
Complementando o conteúdo
Conheça outros Jogos do ESCOLA GAMES que trabalham sobre as formas geométricas.
- Animais Puzzle
https://www.escolagames.com.br/jogos/animais-puzzle
- Panda Puzzle
https://www.escolagames.com.br/jogos/panda-puzzle
- Monstros Puzzle
https://www.escolagames.com.br/jogos/monstros-puzzle
- Super herói Puzzle
https://www.escolagames.com.br/jogos/super-herois-puzzle
- Dog Puzzle