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Escola Games | Jogos Educativos

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Ficha pedagógica

Alimentação Saudável

Alimentação Saudável

Nesse incrível jogo de tabuleiro você vai escolher a carta, andar o número de casas indicado e conhecer vários alimentos super saudáveis! Teste seus conhecimentos sobre os alimentos no quiz e siga em frente para finalizar o jogo. Você pode escolher disputar com outro colega ou com o computador. Está pronto(a) para o desafio?

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BNCC - Ensino Fundamental
ComponenteAno / FaixaUnidades temáticasObjetos de conhecimentoHabilidades
Ciências
5º Ano
Vida e evolução

Nutrição do organismo

Hábitos alimentares

Integração entre os sistemas digestório, respiratório e circulatório

(EF05CI08)

Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo etc.) para a manutenção da saúde do organismo.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
personagem Escola Games

Dicas para o educador

Professor (a), comece a incentivar suas crianças para o jogo online de tabuleiro falando sobre a importância de uma alimentação saudável. Ressalte sobre as frutas e verduras, que são alimentos essenciais para que tenhamos boa saúde. Em seguida, apresente o jogo de tabuleiro e leia com as crianças as instruções. Reforce que poderão jogar com um ou dois jogadores. Fale para as crianças serem pacientes ao escolherem as cartas e avançar no jogo. Diga-lhes também que ao caírem em uma casa de “Quiz”, terá uma questão para resolverem, assimilarem o conteúdo e seguirem no jogo. Essa parte é muito importante, professor, para fixar o conteúdo em estudo.

Por se tratar de um jogo em que há oponentes, as crianças ficam muito entusiasmadas.

O ensino lúdico leva a uma aprendizagem mais significativa. Os jogos online são excelentes opções para tornarem a aula mais interessante, oferecem uma experiência de conhecimento mais divertida e desenvolvem muitas habilidades e competências.

Objetivos para o aluno

Conscientizar-se com relação à necessidade de uma boa alimentação e pratica de hábitos de higiene a fim de preservar a saúde;

Aprender, em especial, o conteúdo de Matemática de forma lúdica, através de jogos online e brincadeiras do cotidiano para sair das aulas maçantes;

Fixar o conteúdo de Matemática e Ciências de forma prazerosa se interagindo com outras crianças;

Desenvolver habilidades e competências, bem como o raciocínio lógico, a flexibilidade, coordenação motora e percepção visual;

Participar de aulas práticas para aguçar a curiosidade e estimular a criatividade para desenvolver a capacidade de pensamento crítico;

Pesquisar sobre os hábitos de higiene e cuidados com as plantas;

Contribuir para a criação de uma horta comunitária no espaço da escola;

Discutir, durante as aulas, a ocorrência de distúrbios nutricionais (como obesidade, subnutrição etc.) entre crianças e jovens a partir da análise de seus hábitos (tipos e quantidade de alimento ingerido, prática de atividade física etc.);

Experienciar diferentes circunstâncias e lidar melhor com questões do cotidiano com mais assertividade e segurança.

Objetivos para o professor

Compreender melhor os conceitos visando aos jogos digitais, bem como o papel dos jogos do tabuleiro no ensino da Matemática e outros conteúdos;

Apresentar às crianças a pirâmide alimentar que consiste em um gráfico que sistematiza os alimentos de acordo com suas funções e nutrientes;

Realizar palestras com a temática em estudo a fim de conscientizar as crianças sobre a importância de uma alimentação saudável e hábitos de higiene;

Mostrar às crianças que a falta de uma alimentação saudável pode levar à desnutrição e transtornos alimentares;

Investir em atividades lúdicas, mais significativas e interativas, que permitam aos professores criarem novas estratégias de aprendizado;

Diferenciar a metodologia de ensino para desenvolver nos alunos mais raciocínio lógico dedutivo, concentração e motivação para o aprendizado;

Proporcionar aos alunos o contato com processos, práticas e procedimentos da investigação científica para que eles sejam capazes de intervir na sociedade;

Incentivar a todos para a criação de uma horta comunitária no espaço da escola;

Realizar planos de aula e atividades alinhados à BNCC.

Sugestão de abordagem para o professor

Nada mais motivador do que trabalhar com letras de música para introduzir conteúdos, professor. Existem muitas músicas que abordam o tema em estudo. Escolha uma para elaborar uma coreografia com as crianças menores. Elas vão adorar se caracterizar de frutas, legumes e verduras. Ao movimentarem o corpinho, estarão desenvolvendo a flexibilidade, certas habilidades e exercitando a coordenação motora, terão maior noção de espaço, cooperação e uma melhora significativa visando à integração social. Uma sugestão já dada é a música “Comer Comer”, de Patati Patatá, que provoca uma boa movimentação no palco. Fique à vontade para escolher outras que estejam de acordo com o perfil de seus alunos.

Uma atividade que animará e sacudirá a criançada será levá-las à cozinha ou cantina da escola para que possam fazer uma “saladinha de frutas”. Professor, peça que levem para a escola frutas das quais gostam ou que seriam boas opções para fazer essa saladinha. Será uma aula divertida de culinária e as crianças vão adorar brincar de cozinheira ou mestre-cuca. Enquanto se interagem, você, professor, aproveite para explicar às crianças sobre a importância das frutas em nossas vidas. Coloque música durante a atividade. Os hábitos de higiene com o corpo, e, principalmente, com as mãos, devem fazer parte das explicações a fim de conscientizar a todos sobre os cuidados para preservação dos alimentos e de nossa saúde.

O professor de Ciências será um convidado especial para dar uma palestra e expor a importância das frutas e verduras na alimentação das crianças. Para conquistá-las, poderia se caracterizar de cenoura, banana, morango, abóbora, enfim, criar um personagem. As crianças vão ficar mais atentas à palestra e motivadas se o professor se fantasiar e usar uma voz impactante. Essa estratégia é muito motivadora. Um assunto interessante para complementar melhor a palestra seria os hábitos de higiene e cuidados com as plantas. Porém, as crianças devem pesquisar antes sobre esse assunto para se embasarem mais e aproveitarem o evento.

O professor de Matemática poderá inserir as frutas e verduras nas atividades com as quatro operações. Elaborar probleminhas nos quais as crianças possam realizar um raciocínio lógico em torno desse contexto. Exemplos:

Mariana ganhou uma caixa com 20 laranjas maduras, deu 5 para sua melhor amiga e 5 para a professora. Com quantas laranjas ela ficou?

Na cesta de Júlio existem 15 mangas. Ele deu 5 para seu pai e 5 para a sua mãe. Quantas restaram na cesta?

Tenho 25 morangos. Vou ficar com 5 e darei os outros para 4 crianças. Quantos darei a cada uma? Elas deverão ficar com a mesma quantidade.

Professor, elabore outros probleminhas. Leve para a sala imagens de frutas e verduras. Forme grupos com as mesmas e peça às crianças para responderem às questões matemáticas visualizando as figuras. O trabalho com essa atividade possibilita o desenvolvimento de habilidades de quantidade, contagem, escrita numérica e a percepção visual. As crianças gostam muito do recurso visual e assimilam melhor o conteúdo.

Um jogo muito legal é o “Jogo das Sombras das Frutas”. Ele tem por objetivo o desenvolvimento cognitivo perceptivo visual, estimula o cérebro e leva as crianças à classificação das frutas com suas características biológicas.

As escolas podem e devem estimular as crianças e adolescentes a buscarem uma alimentação saudável. Para isso se tornar realidade, seria muito bom a criação de uma horta em um espaço adequado da escola. As crianças vão adorar colocar a “mão na massa” e plantar mudinhas de frutas ou verduras. Os pais também podem participar dessa atividade. Será um momento de muita interação e tomada de consciência.

Complementando o conteúdo

Para dinamizar as aulas e complementar os conteúdos em estudo, que tal um projeto sobre alimentação saudável, professores? As crianças, primeiramente, vão pesquisar sobre o assunto, fazer anotações e tirar dúvidas com os educadores.

Estabeleçam as metas e dividam as crianças em equipes. Sugiram pesquisas sobre os alimentos que não são benéficos e os que favorecem a boa saúde.

Depois, peçam para as crianças confeccionarem cartazes sobre a temática em estudo que poderão ser espalhados pelos corredores da escola.

As crianças também poderão elaborar fantoches com material sucata e apresentar narrativas dando vida aos personagens. Professor, utilize uma caixa de papelão ou de sapato para construir um cineminha que servirá de palco para a apresentação dos fantoches de vareta.

Para as crianças maiores, que tal uma peça teatral sobre alimentos saudáveis? As crianças vão se caracterizar e apresentar uma peça para os pais e Comunidade Educativa. Essa proposta poderá ser o fechamento de um projeto disciplinar ou até multidisciplinar. Alunos da 1ª série ao 5º ano poderão participar. Basta adequar a idade de cada um ao perfil do personagem. Os alunos do 5º ano, por serem maiores, poderão elaborar a peça e ensaiar os menores. Eles vão se sentir mais responsáveis e muito motivados.

Os alunos do 5º ano já têm condições de pesquisar sobre os alimentos saudáveis e elaborar cardápios e estratégias para solucionarem os problemas voltados para uma alimentação inadequada. Seria muito bom produzirem textos que levem à reflexão e conclusões. Apresentarem dados estatísticos, tabelas e gráficos para reforçarem a mensagem que objetivam passar aos leitores. ´

Professor, apresente aos alunos de todas as séries a pirâmide alimentar, pois ela consiste em um gráfico que sistematiza os alimentos de acordo com suas funções e nutrientes. As crianças maiores podem produzir sua própria pirâmide, priorizando os alimentos dos quais gosta e que sejam saudáveis.

Uma pesquisa interessante para os alunos do quinto ano seria sobre as formas de transmissão de alguns microrganismos (vírus, bactérias e protozoários), atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças a eles associadas. Os distúrbios nutricionais é um bom tema também a ser pesquisado e discutido para a tomada de consciência dos alunos.

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