Compartilhe com a sua turma:
![Alfabeto de sabão](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fadm.escolagames.com.br%2Fuploads%2Falfabeto_de_sabao_d04c072276.jpg&w=3840&q=75)
Alfabeto de sabão
Vamos brincar de conhecer o alfabeto de uma maneira super divertida? Vamos com a Tatá para o parque estourar bolinhas de sabão! Cada uma das bolinhas tem uma letra dentro e você vai conhecer todas as letras do alfabeto. Legal, né? Aperte o play e vamos aprender e nos divertir!
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|---|---|
Língua Portuguesa | 1º Ano | Análise linguística/semiótica (Alfabetização) |
Construção do sistema alfabético |
(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala. |
Língua Portuguesa | 1º Ano | Análise linguística/semiótica (Alfabetização) |
Conhecimento do alfabeto do português do Brasil |
(EF01LP10) Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras. |
Língua Portuguesa | 2º Ano | Análise linguística/semiótica (Alfabetização) |
Conhecimento do alfabeto do português do Brasil |
(EF02LP06) Perceber o princípio acrofônico que opera nos nomes das letras do alfabeto. |
![personagem Escola Games](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fwww.escolagames.com.br%2Fimgs%2Fpersonagens%2Fprofessor2.png&w=3840&q=75)
Dicas para o educador
(EF01LP05)
A associação de uma marca gráfica (seja letra ou não) a cada emissão sonora de uma palavra (sílaba oral) já representa indícios do processo de fonetização que, neste momento, não compreende a reanálise da sílaba em unidades menores nem, portanto, o estabelecimento de relação entre fonema-letra/grafema. Aos poucos, por meio da reflexão reiterada sobre a escrita, será possível que isso aconteça, chegando-se ao uso das letras convencionais.
(EF01LP10)
Trata-se de habilidade que se efetiva pelo contato com o material impresso e/ou digital, tanto pela prática de leitura do professor acompanhada pelo estudante quanto pelo exercício de ler, ainda que sem saber, em interação com os colegas ou, ainda, nas atividades de escrita. A progressão da identificação das letras acontece, gradualmente, com reorganizações constantes até a produção de escritas ortográficas.
(EF02LP06)
Trata-se de habilidade que se efetiva pelo contato com o material impresso e/ou digital, tanto pela prática de leitura do professor acompanhada pelo estudante, quanto pelo exercício de ler, ainda que sem saber, em interação com os colegas ou, ainda, nas atividades de escrita. A progressão da identificação das letras acontece, gradualmente, com reorganizações constantes até a produção de escritas ortográficas. O princípio acrofônico é compreendido em atividades de escrita, quando a escolha da letra e a sua nomeação o evidenciam.