Escola Games | Jogos Educativos
https://www.escolagames.com.br
Ficha pedagógica
Ábaco Online
Vamos utilizar o Ábaco com os alunos da educação infantil e do ensino fundamental?
O Ábaco Virtual auxilia o aprendizado da matemática, consolidando conceitos de unidade, dezena, centena e milhar!
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|---|---|
Matemática | 2º Ano | Números |
Leitura, escrita, comparação e ordenação de números de até três ordens pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e papel do zero) |
(EF02MA01) Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero). |
Matemática | 3º Ano | Números |
Composição e decomposição de números naturais |
(EF03MA02) Identificar características do sistema de numeração decimal, utilizando a composição e a decomposição de número natural de até quatro ordens. |
Matemática | 4º Ano | Números |
Composição e decomposição de um número natural de até cinco ordens, por meio de adições e multiplicações por potências de 10 |
(EF04MA02) Mostrar, por decomposição e composição, que todo número natural pode ser escrito por meio de adições e multiplicações por potências de dez, para compreender o sistema de numeração decimal e desenvolver estratégias de cálculo. |
Dicas para o educador
Você sabia que o ábaco foi considerado a primeira calculadora inventada pelo homem? Este objeto manipulável é um instrumento composto de pequenos discos ou bolas inseridas dentro de hastes, onde cada haste é ordenado em sequência, definindo assim, as casas decimais como: unidade, dezena, centena, milhar e assim por diante. Recriamos o ábaco tradicional e aqui apresentamos o Ábaco online, um jogo divertido alinhado as necessidades e interesses das crianças nascidas nessa era digital
Objetivos para o aluno
Compreender os princípios do sistema de numeração de unidade, dezena, centena, milhar: e o valor posicional dos algarismos no número, relação entre as ordens que compõem o número.
Desenvolver o pensamento numérico.
Perceber o uso do ábaco como ferramenta de aprendizagem.
Perceber que os valores podem ser representados de diferentes maneiras.
Relacionar quantidade e número.
Entender ações de agrupamento e inclusão.
Desenvolver o pensamento e raciocínio lógico.
Fixar o conteúdo aprendido em sala de aula.
Aprender matemática de forma divertida.
Objetivos para o professor
Desenvolver o pensamento lógico para estabelecer a relação entre as ordens do sistema de numeração decimal.
Estimular o cérebro nos quesitos atenção, memória operacional, agilidade de raciocínio, foco e concentração.
Auxiliar o ensino e a aprendizagem do sistema de numeração decimal-posicional e dos métodos para efetuar as operações fundamentais.
Trabalhar com método Montessori.
Auxiliar no desenvolvimento da coordenação motora dos alunos.
Compor um ambiente facilitador e prazeroso para aprender Matemática.
Sugestão de abordagem para o professor
Primeiramente resgate os conhecimentos sobre o sistema de numeração decimal até a ordem das centenas usando como material manipulável, como material dourado e o próprio ábaco físico.
Faça também uma revisão em forma de ditado sobre as quatro operações básicas.
Em seguida, conduza os alunos para sala de informática e apresente o jogo ÁBACO ONLINE e leia junto com os alunos a instrução. Faça uma rodada teste.
Escreva no quadro ou em uma folha de papel o número proposto.
Comece apenas com unidades. Em seguida, escreva alguma dezena, depois centena e depois milhar.
Quando estiver da ordem da milhar peça pelo menos 6 números.
A cada rodada passe pelos alunos conferindo as respostas e orientando em cada de dúvidas.
Em uma segunda aula ou segundo momento utilize o ÁBACO ONLINE para realizar as 4 operações básicas.
Repasse as instruções de adição e retirada de peças do ÁBACO ONLINE. Isso será fundamental para otimização do tempo.
Comece com unidade e vá adicionando aos poucos dezenas, centenas e milhar. Por exemplo:
• “3” (eles iniciam com 3 unidades)
• “7” diga agora que você quer que eles apresentem o número 7. Portanto os alunos vão precisar adicionar + 5 unidades.
• Diga agora que quer o número 12. Portanto, eles deverão adicionar uma peça na dezena e deixar apenas duas peças na unidade.
• Diga agora que quer o número 102. Portanto, eles deverão adicionar uma peça na centena, deixar a dezena vazia e não alterar a unidade.
• Diga agora que quer o número 1230. Portanto, eles deverão adicionar uma peça no milhar, uma peça na centena (já que aqui possuirá uma peça), 3 peças na dezena e retirar as duas peças da unidade.
Continue a atividade dessa forma....agora subtraindo, multiplicando, dividindo.
Complementando o conteúdo
Você com certeza já ouviu falar em educação Montessori ou método Montessori. Montessori ensina matemática usando métodos práticos para ajudar as crianças a avançar em seu próprio ritmo. Grande parte do currículo Montessori é baseada em dar às crianças exposição a materiais concretos primeiro, depois dar-lhes oportunidades incrementais de trabalhar em conceitos mais abstratos. Esses métodos incluem a manipulação de material de contas e selos, a utilização de placas de tiras, o uso de formas físicas para aprender frações e a memorização de fatos matemáticos essenciais.
Uma sala de aula Montessori inclui as seguintes características:
• Ambiente criativo e com propósito.
• Várias estações de atividades para as crianças desenvolverem diversas habilidades ao longo do dia.
• Professores se movendo de grupo em grupo em vez de ficar na frente da sala de aula.
• Professores explorando múltiplos aprendizados.
• Foco no desenvolvimento social, emocional, intelectual e físico são considerados.