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Ficha pedagógica
A procura das cartas
Se você gosta de aventura e magia, “A procura das cartas” é para você! Ajude o gatinho a coletar as cartas mágicas, abrindo os baús e desbravando o caminho. Cuidado com as aranhas e serras, elas podem tirar a sua vida e você começa o jogo todinho outra vez!
Descubra todas as cartas e tenha uma surpresa no final do jogo. Clique no play e venha se divertir com a gente!
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|---|---|
Língua Portuguesa | 1º Ano | Escrita (compartilhada e autônoma) |
Correspondência fonema-grafema |
(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas. |
Língua Portuguesa | 2º Ano | Análise linguística/semiótica (Alfabetização) |
Conhecimento do alfabeto do português do Brasil |
(EF02LP06) Perceber o princípio acrofônico que opera nos nomes das letras do alfabeto. |
Dicas para o educador
À medida que os alunos progridem em sua compreensão da alfabetização, eles passam da leitura e escrita de palavras monossilábicas (frequentemente com construções consoante-vogal-consoante) para a leitura e escrita de palavras multissilábicas. A instrução focada no ensino de sílabas aos alunos geralmente se concentra no ensino de diferentes tipos de sílabas (abertas e fechadas) e no que ocorre quando as sílabas se juntam em uma palavra. Atividades lúdicas como jogos online promovem o aprendizado dessa compreensão além de tornar o estudo ainda mais divertido.
Objetivos para o aluno
Identificar e diferenciar as letras do alfabeto;
Construir os conceitos de letra e de sílaba;
Distinguir vogais de consoantes;
Conhecer e identificar as sílabas simples;
Perceber a utilização do alfabeto na construção das palavras;
Desenvolver a capacidade de juntar sílabas para formar palavras;
Desenvolver atenção e concentração;
Desenvolver a coordenação motora;
Reconhecer as diferenças escritas e sonoras das sílabas;
Conhecer e identificar as sílabas;
Desenvolver habilidades de leitura, lendo sílabas simples;
Fixar conhecimento adquirido em sala de aula;
Objetivos para o professor
Desenvolver o raciocínio;
Proporcionar, de maneira lúdica e criativa, o avanço no processo de leitura das crianças;
Ampliar o repertório de letras e palavras da turma;
Ensinar os alunos a reconhecer unidades silábicas por meio de atividades de construção de palavras
Ensinar o processo de formação das palavras por meio das junções silábicas;
Favorecer a compreensão do processo de construção das palavras por meio das letras;
Desenvolver a atenção e concentração;
Trabalhar a divisão silábica de forma lúdica e prazerosa;
Fixar conteúdo trabalhado em sala de aula;
Ampliar conhecimentos dos alunos;
Sugestão de abordagem para o professor
(Sugestão 1) Trabalhar com cantigas, parlendas e trava-línguas como contribuição para o letramento.
(Sugestão 2) Ditado animado: dentro de uma caixa coloque vários objetos e faça o sorteio apresentando aos alunos. Solicite que eles escrevam o nome do objeto mostrado.
(Sugestão 3) Desembaralhar as letras para formar a palavra correta. Em uma folha ou no quadro escreva diversas palavras embaralhadas, podem ser embaralhadas, mas separadas por sílabas no caso das séries iniciais, para os alunos do 3º ano a palavra pode estar completamente embaralhada.
(Sugestão 4) Promover ditado com as palavras apresentadas no jogo.
(Sugestão 5) Utilizar cruzadinha de palavras.
(Sugestão 6) Separar os nomes de objetos da sala de aula em sílabas.
(Sugestão 7) Jogo da Forca de palavras com sílabas simples.
(Sugestão 8) Utilizar recortes de letras e palavras em revistas com objetivo de formar frases e palavras conhecidas.
(Sugestão 9) Memória de sílabas - os pares serão compostos por um desenho e a sílaba que inicia o nome. Exemplo: uma carta com o desenho de uma xícara e a outra carta com a sílaba XÍ.
(Sugestão 10) Peça para os alunos que juntem tampinhas de garrafas PET, em seguida, recorte e cole cada letra do alfabeto dentro das tampinhas, distribua para os alunos e peça para eles formarem palavras.
(Sugestão 11 Formar sílabas com palitos de fósforo, palitos de picolé ou barbantes.
(Sugestão 12) Fazer recorte em revistas montando sílabas e posteriormente palavras.
(Sugestão 13) Promover as atividades de montar e desmontar palavras com o alfabeto móvel, com letras feitas de papel, de plástico ou de madeira, permitem ao aprendiz vivenciar, de modo bastante rico, uma série de decisões sobre como escrever.
(Sugestão 14) Para os alunos do 3º ano solicite que eles classifiquem as palavras em monossílabas, dissílabas e polissílabas.
(Sugestão 15) Proponha, como registro para esta proposta, que o aluno copie cada uma das palavras que apareceram no jogo. Depois, eles deverão formar uma frase com cada uma delas.
Esta proposta também poderá ser usada como tarefa, para casa.
Para as crianças maiores, é importante trabalhar com a classificação das palavras quanto ao número de sílabas e quanto à sílaba tônica. Proponha que as crianças classifiquem as palavras que apareceram no jogo.
(Sugestão 16) Bata palmas nas sílabas. Se for necessário suporte extra, tente esta sequência. 1. Diga, “Ouça”. Então você diz “tigre; ti-gre ”(Você diz a palavra e depois bate palmas) 2. Repita a mesma palavra depois de dizer “Juntos”. (As crianças dizem a palavra e modelam seu padrão de palmas.) 3. As crianças dizem a palavra independentemente. Diga: “Sozinho”. (As crianças dizem as palavras e, em seguida, batem palmas no ritmo da palavra sem o apoio do instrutor.)
(Sugestão 17) Divida as palavras em sílabas usando Lego.
Complementando o conteúdo
Este jogo destina-se aos alunos que estejam nos níveis silábico alfabético e alfabético. Esta atividade pode ser utilizada para inserir e trabalhar a temática da separação de sílabas ou pode ser usada para fixação da aprendizagem sobre este aspecto.
Por que ensinar a dividir as sílabas?
Dividir as palavras em partes, ou "pedaços", ajuda a acelerar o processo de decodificação.
Conhecer as regras de divisão de sílabas permite que os alunos leiam as palavras com mais precisão e fluência.
A compreensão das sílabas também pode ajudar os alunos a aprender a soletrar palavras corretamente.
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