Atividades Complementares: a chave para desbloquear o mundo da matemática!

Atividades Complementares: a chave para desbloquear  o mundo da matemática!

A matemática, por vezes, pode parecer um desafio para muitos alunos. No Brasil, os resultados do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) têm mostrado que nossos estudantes ainda enfrentam dificuldades nessa área. Mas e se dissermos que a solução pode estar mais próxima do que você imagina? As atividades complementares podem ser a chave para transformar o aprendizado da matemática em uma experiência mais divertida e eficaz.

O poder das atividades complementares

As atividades complementares são aquelas que vão além da sala de aula e do livro didático. Elas oferecem um ambiente mais informal e lúdico para a aprendizagem, permitindo que os alunos explorem os conceitos matemáticos de forma prática e significativa. Ao realizar essas atividades, as crianças e adolescentes desenvolvem habilidades como:

• Resolução de problemas: Ao enfrentar desafios e buscar soluções, os alunos aprimoram sua capacidade de pensar criticamente e encontrar diferentes caminhos para chegar a um resultado.
  • Pensamento lógico-matemático: Esse tipo de atividade estimula o raciocínio lógico, a organização de ideias e a percepção de padrões.
  • Criatividade: Ao explorar diferentes materiais e recursos, os alunos são incentivados a pensar de forma original e a encontrar novas formas de aplicar os conhecimentos matemáticos.

Quem pode aplicar atividades complementares?

As atividades complementares podem ser aplicadas por diversos profissionais e cuidadores, como:

• Professores: Ao incluir atividades lúdicas em suas aulas ou como parte das tarefas de casa, os professores tornam o aprendizado mais interessante e motivador.
  • Pais e/ou cuidadores (avós, tios, etc.): Em casa, os pais podem criar um ambiente propício para o aprendizado, utilizando jogos e brincadeiras para ensinar conceitos matemáticos.
  • Pedagogos: Os pedagogos podem oferecer atividades complementares como parte de um acompanhamento individualizado ou em grupos.

Dicas de atividades complementares para o aprendizado da Matemática

1. Jogos de tabuleiro: Desenvolvem o raciocínio lógico, a estratégia e a noção de números.
  2. Jogo da memória: Auxilia na memorização de números, formas geométricas e sequências.
  3. Dominó: Permite trabalhar com números, operações e padrões.
  4. Esportes: Estimulam o cálculo mental, a noção de espaço e a coordenação motora.
  5. Massa de modelar: Auxilia na compreensão de formas geométricas e na representação de objetos tridimensionais.
  6. Boliche: Desenvolve a noção de números e a contagem.
  7. Brincadeiras de culinária: Permitem trabalhar com medidas, frações e proporções.
  8. Blocos de construção: Estimulam a criatividade, a resolução de problemas e a noção de espaço.
  9. Jogos emcomputadores: Oferecem uma variedade de atividades interativas que exploram diferentes conceitos matemáticos.
  10. Jogo de dados: Auxilia no desenvolvimento da contagem, da probabilidade e do raciocínio lógico.
  11. Dedos das mãos: Uma ferramenta simples e eficaz para aprender a contar, realizar operações simples e explorar a noção de paridade.
  12. Quebra-cabeça: Desenvolve a percepção visual, a organização espacial e a capacidade de resolução de problemas

Para começar, que tal explorar o acervo de jogos da nossa plataforma? Temos inúmeros jogos focados no aprendizado matemático. Veja alguns exemplos que você pode explorar na sala de aula ou em um momento de diversão em casa:

1. Pula pula Coelhinho: Joguinho voltado para crianças do 1º e do 2º ano, no qual elas treinam contar os números de maneira lúdica e divertida;
  2. Pet shop: as crianças poderão brincar de comprar tudo o que o seu pet precisar! Assim aprenderão as quatro operações básicas;
  3. Operação Pirata 1 e 2: Os piratas são os protagonistas dessa atividade super legal para aprender a somar e a diminuir;
  4. Operação Páscoa: A criança terá que descobrir onde está o coelhinho realizando os cálculos das operações que aparecem no rodapé da tela;
  5. Mestre da Tabuada: Com a ajuda da corujinha, os alunos poderão treinar a tabuada

As atividades complementares são uma ferramenta importantíssima para tornar o aprendizado da matemática mais divertido e eficaz! Ao oferecer um ambiente lúdico e desafiador, essas atividades ajudam os alunos a desenvolver habilidades essenciais para a vida, como o raciocínio lógico, a criatividade e a resolução de problemas.

E você, quais atividades complementares utiliza para ensinar matemática? Compartilhe suas experiências nos comentários!

REFERÊNCIAS: