Compartilhe com a sua turma:
Masculino e feminino
Chegou a hora de arrumar o quarto e, de quebra, aprender o gênero na língua portuguesa! Arraste os objetos para o baú e teste seus conhecimentos: a palavra “violino” é do gênero masculino ou feminino? Além de se divertir, você aprenderá com várias dicas e exemplos práticos. Aperte o play e vamos começar a aprender!
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|---|---|
Língua Portuguesa | 3º Ano | Análise linguística/semiótica (Ortografização) |
Morfologia |
(EF03LP08) Identificar e diferenciar, em textos, substantivos e verbos e suas funções na oração: agente, ação, objeto da ação. |
Língua Portuguesa | 4º Ano | Análise linguística/semiótica (Ortografização) |
Morfologia/Morfossintaxe |
(EF04LP06) Identificar em textos e usar na produção textual a concordância entre substantivo ou pronome pessoal e verbo (concordância verbal). |
Dicas para o educador
(EF03LP08)
A habilidade prevê aprender as classes gramaticais das palavras indicadas (substantivos e verbos) e identificar as funções sintáticas que elas podem assumir nos enunciados. É interessante prever um trabalho reflexivo de observação, análise, comparação e derivação de regularidades no trabalho com as classes de palavras; e usar os saberes gramaticais como ferramentas de constituição da legibilidade.
(EF04LP06)
Intimamente relacionada à (EF05LP06), esta habilidade envolve trabalhar com substantivos e pronomes pessoais ligados ao verbo, assim como identificar a necessidade de estabelecer a concordância verbal entre eles na constituição da coesão e da coerência do texto. É interessante prever um trabalho reflexivo de observação, análise, comparação e derivação de regularidades no trabalho com as classes de palavras e suas funções no enunciado; e usar os saberes gramaticais como ferramentas de constituição da legibilidade.