Compartilhe com a sua turma:
Ditado
Sim, é possível aprender de uma maneira leve e muito legal! Descubra se você conhece as palavras que o jogo apresenta. Basta ouvir, conferir o desenho na tela e digitar a palavra no teclado do seu computador ou celular. Você vai treinar sua atenção e conhecimentos sobre as palavras, acentuação e grafia. Participe do desafio do Ditado!
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|---|---|
Língua Portuguesa | 2º Ano | Análise linguística/semiótica (Alfabetização) |
Construção do sistema alfabético e da ortografia |
(EF02LP03) Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em posição átona em final de palavra). |
Língua Portuguesa | 3º Ano | Análise linguística/semiótica (Ortografização) |
Conhecimento das diversas grafias do alfabeto/ Acentuação |
(EF03LP04) Usar acento gráfico (agudo ou circunflexo) em monossílabos tônicos terminados em a, e, o e em palavras oxítonas terminadas em a, e, o, seguidas ou não de s. |
Dicas para o educador
(EF02LP03)
No que envolve as regulares diretas, o desenvolvimento da habilidade acontece pela prática da leitura e escrita de modo permanente. No caso das regulares contextuais, é pertinente a construção de regras de observação das semelhanças e diferenças; portanto, a habilidade pressupõe outras distintas, que envolvem procedimento de análise e registro das descobertas.
(EF03LP04)
Esta habilidade requer do aluno: identificar as sílabas das palavras; reconhecer qual sílaba é tônica; identificar quais têm vogais abertas e quais têm vogais fechadas; reconhecer sinais gráficos como o acento agudo e o circunflexo; relacionar o primeiro com vogais abertas e o segundo, com as fechadas. Depois disso, requer que os alunos identifiquem as regularidades da acentuação apontadas na habilidade.