Compartilhe com a sua turma:
Completando os números
Ovos de galinha para aprender matemática? É isso mesmo!
No jogo Completando os números, a galinha Bibi precisa da sua ajuda para encontrar a sequência numérica correta para preencher os ovinhos. Fique atento a cada fase para entender qual a sequência necessária e mãos à obra!
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|---|---|
Matemática | 2º Ano | Álgebra |
Identificação de regularidade de sequências e determinação de elementos ausentes na sequência |
(EF02MA11) Descrever os elementos ausentes em sequências repetitivas e em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras. |
Matemática | 3º Ano | Álgebra |
Identificação e descrição de regularidades em sequências numéricas recursivas |
(EF03MA10) Identificar regularidades em sequências ordenadas de números naturais, resultantes da realização de adições ou subtrações sucessivas, por um mesmo número, descrever uma regra de formação da sequência e determinar elementos faltantes ou seguintes. |
Dicas para o educador
(EF02MA11)
Descrever elementos ausentes em uma sequência exige observar e identificar o padrão ou regularidade que a constitui e, a partir disso, descrever as características ou como se calcula os elementos faltantes para, então, completá-la.
(EF03MA10)
Identificar regularidades em sequências ordenadas de números naturais resultantes da realização de adições ou subtrações sucessivas por um mesmo número (2, 13, 24, 35... — adição sucessiva de 11; ou 150, 135, 120, 105... — subtração sucessiva de 15), sendo que a descrição do padrão se assemelha ao que já foi definido como foco da habilidade (EF02MA10).